terça-feira, 3 de maio de 2011

Fortes chuvas elevam nível dos rios no Norte de Alagoas

Governo de Alagoas continua monitorando rios Mundaú e Paraíba, que atingiram estado em 2010, e níveis estão estáveis

Victor Guerra

Nível dos rios subiu na região Norte de Alagoas
Boletim meteorológico divulgado na segunda-feira (2) pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) mostra que fortes chuvas atingem Alagoas, principalmente na região Norte. Pelo menos nove municípios já foram afetados pela elevação dos níveis dos rios e decretaram estado de emergência.

A previsão é de que as chuvas continuem intensas até o fim desta quarta-feira (4). A Defesa Civil Estadual está mobilizada para atendimento às vítimas das chuvas e o governador Teotonio Vilela irá a Brasília nesta quinta-feira (5) para pedir ajuda ao governo federal.

Dados da Defesa Civil apontam que até agora, 3.739 pessoas foram afetadas pelas águas. Juntamente com as Coordenadorias de Defesa Civil Municipais (Comdecs), militares já estão nas cidades atingidas, prestando auxílio na elaboração dos documentos de socorro, realizando vistorias técnicas e dando consultoria quanto aos danos causados. O Corpo de Bombeiros também deslocou equipes para fazer o atendimento direto à população.

De acordo com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nove municípios atingidos por chuvas, rios ou córregos já decretaram estado de emergência. Japaratinga, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Jundiá, Novo Lino, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Campestre e Porto de Pedras enviaram seus pedidos de ajuda e já possuem equipes da Defesa Civil Estadual em suas regiões. O presidente da AMA, Abrahão Moura, já elaborou a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) das cidades atingidas.

O governador Teotonio Vilela Filho irá a Brasília, nesta quarta-feira (4), para apresentar o relatório de prejuízos causados aos municípios atingidos pelas enchentes e solicitar junto ao governo federal auxílio nas ações de recuperação das cidades. No último domingo, o governador sobrevoou as áreas atingidas juntamente com o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, e o presidente da AMA, Abrahão Moura.

Na última segunda-feira (2), o secretário de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social, Marcelo Palmeira, reuniu em seu gabinete o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Neitônio Freitas, o secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, o deputado João Henrique Caldas, além de representantes da Defesa Civil Estadual, da AMA e de alguns municípios atingidos. A reunião serviu para discutir medidas para evitar maiores prejuízos e traçar os planos de estado de emergência ou calamidade pública.

A Diretoria de Meteorologia da Semarh alerta que as chuvas devem continuar nos próximos dias, com diminuição de intensidade na quarta-feira (4). Em compensação, órgãos oficiais do Governo de Pernambuco alertam que a previsão no estado vizinho é de que as chuvas devem se intensificar nos próximos dias. Isso pode afetar, principalmente, os municípios de Jacuípe e Campestre, que fazem parte de uma bacia hidrográfica na divisa entre os estados.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos alerta ainda que as bacias dos rios Mundaú e Paraíba, atingidas pelas enchentes de 2010, estão sendo monitoradas 24 horas pelos técnicos da Semarh e da Defesa Civil Estadual, e que até o momento não apresentam elevações significativa em seus níveis.

Informações veiculadas em União dos Palmares e São José da Laje sobre possibilidade de enchentes nos municípios são equivocadas. Em caso de aumento real dos níveis dos rios, o Governo de Alagoas soltará um alerta oficial para a Comdecs, imprensa e população.

Entenda o que ocorreu em cada município

Os municípios de Jacuípe e Campestre estão localizados na bacia hidrográfica do Rio Jacuípe. Fortes chuvas que caíram no Litoral Norte de Alagoas e no Litoral Sul de Pernambuco elevaram o nível do rio, que nasce em Ibateguara, passa por Colônia Leopoldina e separa a divisa entre os dois estados.

Segundo informações das Plataformas de Coleta de Dados (PCD), instaladas em Jacuípe, e mantidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o nível das águas subiu 4,80 metros.

O município de Colônia Leopoldina, por sua vez, que fica nas margens do Rio Jacuípe, e antes de Campestre, sofreu com a intensificação das chuvas, que elevaram o nível dos rios também próximo de sua nascente, em Ibateguara.

Novo Lino e Jundiá

A nascente do rio Manguaba está localizada no município de Novo Lino, que juntamente com Jundiá, integra a região hidrográfica do Litoral As chuvas se intensificaram na cidade, onde está a cabeceira do rio, elevando seus níveis desde o início até o próximo município, no caso, Jundiá.

Outros municípios
Os municípios de São Luis do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Paripueira, que ficam mais próximos do litoral, não foram afetados pela elevação dos níveis dos rios, mas pelas fortes chuvas que atingiram Alagoas na semana passada. Houve inundações e alagamentos através de pequenos córregos, além de deslizamentos em encostas.