quarta-feira, 4 de maio de 2011

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atendem vítimas da enchente

Ronaldo Lima

As primeiras ações de resposta do governo de Alagoas às famílias desabrigadas e desalojadas dos dez municípios da região Norte afetadas pelas fortes chuvas, já foram iniciadas pela Defesa Civil Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar. Cerca de 300 bombeiros militares foram deslocados à região para os socorros emergenciais.
De acordo com informações do secretário-executivo da Defesa Civil Estadual Cel.

Romeiro, neste momento o papel do governo é com ações de resposta junto às famílias desabrigadas e desalojadas, bem como aos gestores municipais. “Nossa missão é socorrer as vítimas e fazer levantamentos de dados para auxiliar na assistência às famílias”.

Como explica o Cel. Romeiro, os bombeiros militares que foram designados pelo comando da Corporação estão realizando o trabalho de retirada das famílias das áreas de riscos e levando para os lugares mais seguros. “Vamos permanecer nos municípios até que a situação seja normalizada e garantir que todas as famílias estejam em segurança e assistidas”, garantiu Romeiro.

Para prestar assistência às famílias afetadas pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros enviou aos dez municípios equipamentos de salvamento, viaturas, embarcações, além de bombeiros militares dos batalhões de Maragogí e Maceió.

Conforme Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) fornecida pela Defesa Civil Estadual, já chega a 5.748 o número de pessoas atingidas pelas chuvas nos dez municípios da região Norte. Desse total, 3.957 estão desalojadas, 764 desabrigadas e 01 óbito.


Entre as cidades afetadas estão Campestre, Colônia Leolpodina, Japaratinga, , Jundiá, Novo Lino, Paripueira, Porto de Pedras, São Luis do Quitunde, Jacuípe e São Miguel dos Milagres.