quarta-feira, 4 de maio de 2011

Seagri e Fapeal selecionam profissionais para assistência técnica e extensão rural

São 85 bolsas para profissionais de diversas áreas, que vão atuar por um ano, podendo haver prorrogação

Diego Barros

Profissionais de diversas áreas interessados em atuar no Projeto Assistência Técnica e Extensão Rural – Pronater, na condição de bolsistas, pelo período de um ano, devem acessar o site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para acessar o edital e, em seguida, fazer a inscrição, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

O site da Fapeal é o http://www.fapeal.br/ e lá o interessado encontra o edital com a documentação necessária para a inscrição. Depois, é preciso levar os documentos, junto com o currículo, na sede da Seagri, que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió. As inscrições vão ocorrer no período de 5 a 20 de maio, das 9h às 12h, e das 13h às 17h.

Ao todo, serão ofertadas 85 bolsas para profissionais de diversas áreas, entre elas as seguintes: Administrador, Analista de Sistema, Antropólogo, Arquiteto, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Pesca, Médico Veterinário, Nutricionista, Relações Públicas e Zootecnista. Para estes profissionais, o valor da bolsa é de R$ 1.500,00.

Também serão selecionados Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária, com bolsa no valor de R$ 800,00. “Eles serão distribuídos em todo o Estado, de acordo com o local que escolherem no ato de inscrição, e de acordo com a pontuação obtida na seleção”, frisou a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Rita de Cássia, da Seagri.

“A seleção vai constar de verificação de currículos, entrevista, avaliação presencial e formação inicial”, adiantou Rita de Cássia. “Não é concurso público, é uma seleção para um projeto de apoio técnico em extensão rural”, completou a superintendente.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, a seleção dos profissionais faz parte do esforço do governador Teotonio Vilela em dar apoio aos agricultores familiares.

“Eles vão atuar no acompanhamento dos agricultores, repassar conhecimento, aprender com eles também, facilitar o acesso às políticas públicas e atuar na execução dos programas da Seagri, que têm como foco o agricultor familiar”, enfatizou o secretário Jorge Dantas.