quarta-feira, 4 de maio de 2011

Governo organiza ações para fomentar cooperativas

As políticas de apoio a esse segmento são desenvolvidas em conjunto com a OCB e o Sebrae Alagoas 

Débora de Brito

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, prossegue com o atendimento de demandas do sistema cooperativista de Alagoas. O secretário Luiz Otavio Gomes recebeu, nesta terça-feira (3), a superintendente da OCB/Sescoop, Márcia Túlia, e a diretoria administrativa da Cooperativa dos Produtores e Exportadores de Plantas, Flores e Folhagem Tropicais de Alagoas (Comflora), Jussara Moreira. Serão verificadas as necessidades do sistema cooperativista em Alagoas, iniciando pelo estudo do cenário e gestão da Comflora, com 10 anos no mercado alagoano.

Luiz Otavio Gomes apresentou algumas ações planejadas, as quais serão executadas esse ano, como consolidação do Programa Compras Governamentais, e a realização de capacitações - com o apoio do Sebrae Alagoas. “Entendemos que a empresa cooperativa é um negócio de pequeno porte, já que todos os cooperados são empresários. O governo entende a importância da geração de postos de trabalho nesse segmento”, destacou o secretário.

Para a superintendente da OCB/Sescoop, Márcia Túlia, a gestão é muito importante, pois as oportunidades de negócios passam e a cooperativa precisa se organizar e ter sustentabilidade no mercado. “Hoje em Alagoas são 110 cooperativas, e nós atendemos às necessidades diárias e com o apoio do Sebrae Alagoas realizamos capacitação. Toda demanda que apresentamos ao governo do Estado é atendida”, evidenciou a superintendente. Quanto à Comflora, Márcia explica que os técnicos irão analisar e elaborar um diagnóstico dos pontos críticos da empresa e levar as propostas de melhorias às instituições.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento da Seplande, Keylle Lima, afirmou que serão recolhidas as demandas existentes do segmento cooperativista como um todo e atendidas conforme as prioridades. “Não precisa se preocupar com o concorrente ilegal, pois o mercado está cheio desses exemplos e as empresas continuam existindo e crescendo. Podemos fazer articulação e buscar alternativas, a exemplo das companhias aéreas sobre a logística do transporte de cargas, que necessitam ter comprometimento com o atendimento”, explicou Lima.

“Atualmente, dentro da cooperativa, todos os membros realizam diversas funções. Precisamos realmente do apoio do Estado, especialmente nessa área de gestão. Precisamos de um profissional que gerencie a empresa. Somos extremamente especializados e já temos um nome reconhecido em todo o país e também no exterior”, destacou a representante da Comflora, Jussara Moreira. 

Dentre algumas dificuldades citadas, Jussara destaca a logística, por causa da necessidade de embarcar pelo aeroporto de Recife, o que acarreta em maior dificuldade por conta do transporte rodoviário até a capital de Pernambuco.

Também acompanharam a reunião, a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Seplande, Alyne Vieira; o diretor de Micro e Pequenas Empresas, Michael Chinelato, e o gerente de Cooperativismo e Associativismo, Juan Manuel Priegue. 

Técnicos e gestores da Seplande, Sebrae e OCB/Sescoop visitarão nesta quinta-feira (5), às 8h30, um dos locais de produção em Rio Largo, e às 14h, no mesmo dia, visitarão o prédio sede da cooperativa no Jaraguá, ao lado do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.