quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alunos de escolas públicas serão premiados durante encerramento da Semana do Trabalho

Concurso de redação teve como tema “O desafio do primeiro emprego”
 
Viviane Chaves

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) promove, nesta sexta-feira (6), às 10h, no Palácio República dos Palmares, a solenidade de encerramento da Semana do Trabalho, com a entrega de prêmios aos estudantes vencedores do Concurso de Redação, que teve como tema “O desafio do primeiro emprego”. 

O concurso foi organizado pela Superintendência de Qualificação Social e Profissional da pasta, com o objetivo de desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio de alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas localizadas no Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa), com o intuito de valorizar a produção de texto através da reflexão sobre o tema proposto.

Segundo a superintendente Stella de Albuquerque, encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Essa realidade se torna mais complicada para os jovens, em função de questões como o dinamismo do mercado de trabalho provocado pelo desenvolvimento da sociedade, evolução da tecnologia e a crescente exigência de qualificação profissional, escolaridade e experiência. 

“A escolha desse tema para a redação busca reforçar a reflexão nesses jovens sobre essa problemática”, afirmou.

Ainda segundo a superintendente, é muito importante que haja a melhoria da qualidade de vida com a conquista do primeiro emprego. “Assim, o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, vem traçando ações que promovem o desenvolvimento humano e a inclusão social, visualizados através da oferta sistemática de qualificação profissional e intermediação para o trabalho de jovens e adultos que, necessariamente, precisam estar preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, destacou.

O 1º lugar no concurso de redação vai receber uma bicicleta e Certificado de Participação; os 2º e 3º lugares irão receber cada um uma bolsa de estudos ofertada pelo Senai para o curso de Tecnologia da Informação, além do Certificado de Participação, e da 4ª a 10ª colocação irão receber certificados de participação no concurso.
Foram avaliadas 350 redações por professores de português das escolas estaduais Moreira e Silva, Afrânio Lages e Laura Dantas, participantes do concurso. Foi exigido que o aluno entregasse redação elaborada de forma individual em texto dissertativo, narrativo, descritivo ou poético, entre 30 e 35 linhas, inédita, criativa, coerente e pertinente ao tema, com ideias e vocabulário compatíveis com a proposta.

Não foram consideradas as redações que desobedeceram aos critérios do regulamento, bem como as que fugiram do tema da redação ou possuíram dados incorretos e/ou incompletos. Cada escola participante selecionou as dez melhores redações e as enviou para a comissão central de correção, responsável pela seleção das classificadas e das três a serem premiadas.