quarta-feira, 4 de maio de 2011

Governo dá continuidade à elaboração de projetos estruturantes

Meta é criar um Plano Estratégico de Alagoas para o horizonte de 2011 a 2022; nesta quarta-feira, governo do Estado e técnicos da Macroplan se reuniram para conhecer o Programa Alagoas Tem Pressa

Débora de Brito

Técnicos da Macroplan apresentam andamento do programa
Pautados pela missão de diminuir os índices de pobreza e extrema pobreza em Alagoas, o Governo do Estado dá continuidade à elaboração dos  projetos considerados estruturantes. A meta é criar um Plano Estratégico de Alagoas para o horizonte de 2011 a 2022, porém com foco em ações que gerem transformações e de governabilidade, ou seja, todas com metas identificadas para serem acompanhadas e mensuradas.

Na tarde desta quarta-feira (4), o governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, conheceram os próximos passos para a consolidação do programa chamado de Alagoas Tem Pressa. A construção das diretrizes de Estado é realizada pela equipe de consultores e técnicos da Macroplan, empresa especializada nesse tipo de serviço e com casos de sucesso nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para o Programa Alagoas Tem Pressa, inicialmente foram identificadas as áreas de resultados: erradicação da indigência, redução da pobreza e da desigualdade; melhoria da qualidade de vida; desenvolvimento do capital humano; valorização da imagem e mudanças culturais. Para acompanhamento eficaz, será construída uma sala de situação, onde o governador realizará mensalmente reuniões para acompanhar as metas e resultados executados pelas secretarias de Estado.

O secretário Luiz Otavio Gomes destacou que a intenção do programa é executar ações eficazes, que obtenham resultados concretos, ou seja, a saída de pessoas que estão abaixo da linha de pobreza e extrema pobreza. O secretário afirma que até meados do mês de julho estarão concluídos a sala de situação e o Planejamento Estratégico do Estado, com seus indicadores delimitados. “Alagoas precisa mudar esses indicadores. Alagoas tem pressa, nós temos pressa”, defendeu o secretário.

O diretor da Macroplan, Gustavo Morelli, apresentou os principais elementos que ajudaram governos municipais e estaduais apoiados pela consultoria a atingirem resultados substanciais e altos níveis de aprovação. Morelli explicou que os consultores apresentarão a cada secretaria os projetos estruturantes do Estado, e que seus colaboradores serão treinados para atender as devidas necessidades, como na elaboração do Plano Plurianual (PPA), que terá um tipo de manual contendo as diretrizes.

“A Macroplan vai apoiar na elaboração do PPA, pois é necessário ser alinhado aos projetos estruturantes. A Seplande e a Macroplan vão apoiar as secretarias, que terão no final um mapa estratégico de iniciativas prioritárias”, destacou Morelli.

Para apresentação do Programa Alagoas Tem Pressa e alinhamento de ação será realizado um encontro com todos os secretários e secretários-adjuntos, no dia 17 deste mês, uma terça-feira, quando ocorrerá a primeira reunião de trabalho do programa, coordenada pelo governador Teotonio Vilela Filho.