quarta-feira, 4 de maio de 2011

Pecuária leiteira receberá tecnologia a partir de convênio


Demandas do segmento produtivo poderão ser atendidas por quaisquer unidades da Embrapa em todo o Brasil que tenham pesquisa na área

Diego Barros

Convênio tem o objetivo de atender demandas do setor
As demandas do segmento produtivo da pecuária leiteira alagoana poderão ser atendidas com tecnologias desenvolvidas ou aplicadas pela Embrapa em qualquer região do Brasil. Esse é o objetivo de um convênio que será firmado entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a Embrapa Nacional.

Esse encaminhamento para elaboração de um convênio foi decidido nesta quarta-feira (4), em Maceió, durante uma reunião entre o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, superintendentes da Seagri e os chefes da Embrapa Tabuleiros Costeiros, sediada em Aracaju (SE), e Embrapa Semiárido, sediada em Petrolina (PE).

Após uma explanação do secretário Jorge Dantas sobre o cenário da pecuária de leite em Alagoas e os investimentos do governo no setor, o chefe da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Edson Diogo, salientou que o interesse da Seagri é maior que qualquer unidade da Embrapa. “Por isso estamos sugerindo um convênio com a Embrapa nacional”, destacou.

Segundo Edson Diogo, esse convênio vai permitir que as tecnologias já desenvolvidas pela Embrapa na região Sudeste, por exemplo, possam ser aplicadas para solucionar problemas dos produtores alagoanos. “Isso se houver compatibilidade nas ferramentas desenvolvidas e nas demandas regionais”, salientou.

De acordo com o chefe da Embrapa Semiárido, Natoniel Franklin de Melo, a transferência de tecnologia pretende garantir a sustentabilidade da Bacia Leiteira alagoana. “As alternativas tecnológicas vão incrementar a produtividade e assim vamos trabalhar a nutrição dos animais, a sanidade, a qualidade do leite, o manejo e também o acesso à água”, explicou.

Investimentos – Segundo o secretário Jorge Dantas, os investimentos do governo no segmento produtivo da pecuária leiteira já ultrapassam R$ 8 milhões. Ele destacou as ações do Programa Alagoas Mais Leite, que incluem cessão de equipamentos por meio de uma concessão de uso, cursos de capacitação e assistência técnica.

“O programa foca em nutrição animal, gestão da unidade produtiva, qualidade do leite e melhoramento genético. Precisamos estreitar esse relacionamento com a Embrapa para que ela possa nos atender em outras demandas”, citou o secretário. Ele destacou ainda que a palma forrageira, usada na alimentação do gado de leite, ocupa a segunda área plantada do Estado.

Também acompanharam a reunião o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho, diretores da Seagri e representantes da unidade da Embrapa em Alagoas e do Banco do Nordeste.