quarta-feira, 4 de maio de 2011

Chuvas em Alagoas devem diminuir até o fim de semana

Rios Paraíba, Mundaú e Jacuípe permanecem estáveis nesse momento

Victor Guerra

Chuvas devem diminuir no Estado no fim de semana
Apesar de o tempo começar a  melhorar em Alagoas, ainda deve chover, de forma esparsa, nesta quinta-feira (5), no Litoral Norte e Zona da Mata. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que através de sua Sala de Alerta, divulgou a previsão meteorológica para os próximos dias. A partir de sexta-feira (6), a situação deve melhorar e o fim de semana deverá ser de céu nublado, mas com poucas precipitações.
Além da previsão meteorológica, a Sala de Alerta permanece concentrada no monitoramento das bacias hidrográficas do Mundaú e do Paraíba para identificar rapidamente eventuais elevações de nível dos rios. Os técnicos da Semarh também observam a Plataforma de Coleta de Dados (PCD) de Jacuípe, instalada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), analisando a evolução do rio para poder avisar com antecedência sobre novas enchentes.

Segundo o diretor de Gestão Ambiental da Semarh, José Gino de Oliveira, o nível dos rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe estão estáveis. “Estamos fazendo um monitoramento hidrometeorológico de chuvas e rios, durante 24 horas, para evitarmos qualquer surpresa. Mas os rios, no momento, apresentam estabilidade. Os moradores de União dos Palmares, São José da Laje e Rio Largo não precisam entrar em pânico, pois ainda não há indício de enchentes naquela região”.

Já o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, alerta para dados equivocados que estão sendo divulgados sobre a chuva nos próximos meses. “Estão divulgando que teremos chuvas de 45% acima da média e não é isso. Fizemos uma reunião com pesquisadores de todo o Nordeste e chegamos ao consenso de que na quadra chuvosa maio/junho/julho, existem 45% de chances de termos chuvas acima da média, 35% de probabilidade de ser o mesmo volume da média climatológica e apenas 20% de termos precipitações abaixo da média”.

Para esta quinta-feira (5), o tempo deve continuar com chuvas esparsas em todas as regiões de Alagoas. Na sexta-feira (6), as chuvas devem enfraquecer e se concentrar nas regiões do Litoral e da Zona da Mata. Nas demais regiões, o tempo continuará nublado, mas com grande probabilidade de não sofrer com chuvas. Informações mais detalhadas podem ser obtidas nos sites www.semarh.al.gov.br e www.ana.gov.br/telemetria.