segunda-feira, 30 de maio de 2011

Defesa Social quer apoio das secretarias no combate à criminalidade

Durante reunião nesta segunda-feira, secretário Dário Cesar falou sobre o trabalho da Polícia Comunitária, que terá base inaugurada no Selma Bandeira nesta terça-feira

Gustavo Moura
Foto: Ailton Cruz

Dário Cesar falou sobre o trabalho da Polícia Comunitária
O secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, participou, nesta segunda-feira (30), de uma reunião com o vice-governador José Thomaz Nonô e alguns secretários de Estado. Na ocasião, ele expôs as funções da Base Comunitária de Segurança e pediu união das secretarias para o combate à criminalidade. 

Dário Cesar apresentou a estrutura física da Base Comunitária e mostrou como será a atuação dos policiais. Isso porque, nesta terça-feira (31), o governo do Estado vai inaugurar oficialmente, no Conjunto Selma Bandeira, a primeira Base Comunitária de Segurança do Estado, que já vinha funcionando há dois anos de forma experimental. 

A inauguração da Base acontece às 9h e contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho; do secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar; e do comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, dentre outras autoridades civis.

Durante a apresentação da Base Comunitária nesta segunda-feira, Dário Cesar falou sobre o modelo de policiamento que tem ajudado a reduzir os índices de criminalidade, além de mostrar o espaço físico que será disponibilizado após a inauguração oficial no Selma Bandeira. 

O secretário destacou também que muitas secretarias poderiam atuar na Base Comunitária de Segurança, somando e contribuindo para a política de proteção.   

“Queremos o empenho de todas as secretarias. Vamos nos unir para diminuir a criminalidade na região”, declarou coronel Dário. 

O vice-governador José Thomaz Nonô falou sobre a importância das secretarias interagirem na evolução da Base. “Agregar as secretarias será de total importância para o aprimoramento na função da base comunitária”, destacou.   

Além do vice-governador José Thomaz Nonô e do secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário Cesar, estiveram presentes à reunião os secretários de Estado Herbert Motta (Trabalho, Emprego e Qualificação), Kátia Born (Mulher, Cidadania e Direitos Humanos), Alexandre Toledo (Saúde), Rui França (Comunicação), Rogério Teófilo (Educação e Esporte), Jardel Aderico (Paz), Marcelo Palmeira (Assistência e Desenvolvimento Social) e Osvaldo Viegas (Cultura).

Após desempenho de Alagoas na campanha contra a gripe, governo elogia vacinadores

Vacinação foi encerrada no Estado com a imunização de 85% dos alagoanos preconizados

Josenildo Törres

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi encerrada na sexta-feira (27) com a imunização de 85% dos alagoanos preconizados. Isso significa dizer, segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, que Alagoas superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80% da população. Maranhão, Piauí e Alagoas são os estados com o melhor desempenho em cobertura vacinal no Nordeste. No ranking nacional o Estado ocupa a sétima colocação.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, ressaltou que a vacina contra a Influenza é importante porque apenas uma dose pode prevenir três doenças, já que ela é trivalente, e destacou ainda o trabalho dos vacinadores e dos demais profissionais da saúde que estiveram engajados na campanha.

“Insistimos para que toda a população preconizada comparecesse aos postos de vacinação porque a vacina contra a Influenza é capaz de evitar o surgimento da gripe normal, além da gripe A e da H1N1, contribuindo para salvar vidas e evitarmos sequelas e internações desnecessárias. Mas é preciso registrar o empenho e a dedicação dos vacinadores para obtenção desse resultado”, reconheceu, lembrando ainda da ajuda dos jipeiros, que mais uma vez contribuíram no transporte dos profissionais para áreas de difícil acesso.

Em números absolutos, dos 463.898 alagoanos preconizados, 394.004 foram vacinados. No grupo dos idosos foram vacinados 227.323 (91%) pessoas, entre os trabalhadores de Saúde o número corresponde a 45.566 (112%) e entre as crianças o número chegou a 77.724 (90%). Já no grupo dos indígenas foram vacinados 10.576 (70%) e nos das gestantes o número alcançado corresponde a 32.815 (46%), que é considerado satisfatório, devido à sub-estimativa por parte do Ministério da Saúde (MS), que apresentou o número total de mulheres que podem engravidar durante todo este ano.

Os números mostram que Alagoas encerrou a campanha de Vacinação contra a Influenza com o quinto melhor desempenho do país em cobertura vacinal e em primeiro lugar do Nordeste. Realidade que, segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, é consequência do trabalho integrado entre o Governo do Estado e os 102 municípios.

“Ao longo de toda a campanha driblamos vários obstáculos, como as chuvas e os lugares de difícil acesso, disponibilizando carros de tração para transportar os técnicos de enfermagem”, pontuou.

Reservatório vai ser paralisado nesta terça-feira para manutenção em adutora

Paralisação afetará o abastecimento da região que vai do Poço a Cruz das Almas

Ascom Casal

O reservatório R-1, que fornece água para a região da Pajuçara, vai ser fechado nesta terça-feira (31), entre 6h e 17h, para que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) possa realizar serviços de manutenção em adutora, no bairro do Poço. 

Esse trabalho é necessário para melhorar o fluxo de água na área. A paralisação afetará o abastecimento do Poço, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas, pelo que a empresa pede a compreensão dos seus usuários.

Governo fará mutirão preventivo contra o câncer de boca

Ação acontece no dia 5, na praia de Ponta Verde, a partir das 8h

Monica Lima

A Coordenação do Programa Estadual de Oncologia da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar, no próximo dia 5, um mutirão para prevenção do câncer de boca na praia de Ponta Verde, a partir das 8h. A ação faz parte do Dia Nacional contra o Tabagismo, comemorado em 31 de maio. A enfermidade é a quinta mais prevalente em Alagoas. Em 2009 foram registrados no estado 86 casos. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer prevê um aumento  da incidência de neoplasias malignas da cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).

Segundo a coordenadora do Programa da Sesau, Lisiane Torres, durante o mutirão será realizada a busca ativa, com a finalidade de identificar prováveis casos. Os que forem confirmados serão encaminhados para tratamento na rede pública de saúde. A coordenadora explicou que está tentando realizar durante o evento a biópsia do material coletado. A ação contará com a participação de dentistas e estudantes de odontologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

O câncer de boca inclui o de lábio, que é mais frequente em pessoas brancas e de cavidade oral, acometendo principalmente os tabagistas, em especial os que são alcoólatras. Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam, ulcerações superficiais - com menos de 2 cm de diâmetro -, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, entre outras.

De acordo com Lisiane Torres, as lesões pré-malignas podem ser diagnosticadas antes de se transformarem em câncer, por meio de autoexame rotineiro da boca. Ao notar alguma anormalidade, ela explica que a pessoa deve procurar um médico ou dentista. O risco de câncer deve ser reduzido quando se adota boas práticas, a exemplo da higiene bucal, estilo de vida saudável, alimentação rica em fibras, frutas e vegetais e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Programa Alagoas Cidadã é apresentado às comunidades quilombolas

Coordenadores conheceram a metodologia do programa que objetiva a redução da pobreza em Alagoas por meio da educação financeira e cidadania

Vanessa Omena

Comunidades quilombolas conheceram Alagoas Cidadã
A metodologia do programa Alagoas Cidadã foi apresentada à Coordenação Estadual da Comunidades Quilombolas Ganga Zumba, durante a reunião mensal dos coordenadores que representam as 66 comunidades quilombolas existente no Estado. O programa, realizado pela Agência de Fomento de Alagoas (Afal) em parceria com a ONG Visão Mundial e a Agência Nacional de Desenvolvimento Microempresarial (Ande), utiliza a metodologia GOL-d – grupos de oportunidades locais de desenvolvimento –  a partir de um modelo trazido da Índia e adaptado para o Brasil.

Durante a apresentação, que aconteceu na cidade de Arapiraca, foi explicado como a metodologia vem sendo aplicada em comunidades de baixos índices de desenvolvimento humano (IDH), com foco no combate à pobreza e na inclusão socioeconômica da população. Em Alagoas, o programa utiliza recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

O programa conta com a mobilização dos Agentes de Desenvolvimento de Grupos (ADGs), que são pessoas da própria comunidade contratados e capacitados pela Visão Mundial para levar a metodologia para as reuniões dos grupos.

“A partir da formação de grupos de 10 a 20 membros, o Alagoas Cidadã visa a autoestima e sustentabilidade dos grupos, por meio da cidadania, educação financeira e do hábito da poupança, e é isso que estamos propondo para as comunidades”, destacou a analista de projetos da Afal, Patrícia Toledo Melo.

O coordenador estadual das comunidades quilombolas, Manuel dos Santos, conhecido como Bié, destacou que este primeiro contato com os técnicos da Afal foi importante para que os coordenadores das comunidades possam entender a metodologia de formação de grupos e a partir daí levar as informações às comunidades quilombolas.

A coordenadora de projetos da Afal, Cecília Bonilla, informou que o primeiro contato para a apresentação do programa aos quilombolas, foi feito a partir de uma reunião com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), que vem trabalhando a questão da certificação de autodefinição das comunidades quilombolas no estado e que entendeu que o programa poderia ser mais uma ação que permite levar maior conhecimento e melhorias para essas comunidades.

“O Alagoas Cidadã é uma proposta que se soma a outros projetos de políticas públicas em benefício da comunidade”, ressaltou a coordenadora da Afal, acrescentando que existem hoje cerca de 170 grupos formados em todo o Estado, inclusive em municípios como Canapi e Taquarana, onde já existem participantes quilombolas em alguns dos grupos que fazem parte do programa.

Um dos que ficaram mais entusiasmados com a apresentação da Afal foi Sandro Santos, responsável pela coordenação das comunidades quilombolas na região do baixo São Francisco. Segundo ele, a tendência de criação de grupos nas comunidades é muito forte, uma vez que as comunidades trabalham unidas em atividades como o artesanato e a produção agrícola, “e o aprendizado em educação financeira pode ser um importante passo para um maior fortalecimento dos grupos”, ressaltou. 

Microcrédito 

A partir das capacitações em educação financeira e na própria autonomia dos grupos com relação à vocação para o empreendedorismo, o programa disponibiliza empréstimos de microcrédito para impulsionar pequenos negócios e fortalecer os empreendimentos já existentes. Os recursos são repassados pela Ande, e a garantia é a própria conduta do participante com relação à poupança estabelecida pelo grupo e os empréstimos internos realizados  entre os membros.

Em 9 meses  de execução, os grupos do programa contam com uma poupança interna de cerca de R$ 35 mil , dinheiro poupado a partir das contribuições dos membros de cada grupo, que pode varia de R$ 0,50 até R$ 5,00 conforme o estipulado por eles próprio. A meta do programa, até o final de 2011, é formar 500 grupos envolvendo cerca de 5 mil pessoas diretamente,  resultando na criação e no fortalecimento de pelo menos 1500 micro empreendimentos.

“Estamos avançando em bairros da periferia de Maceió e contamos com grupos formados em 9 municípios do interior, do agreste e do sertão, além de bairros na periferia de Maceió. A participação  de instituições da sociedade civil  é importante para que o programa atinja o maior número possível da  população alagoana que vive na linha da pobreza e que podem, a partir dos conhecimentos adquiridos pela metodologia Gol-d, organizar-se financeiramente para se tornarem empreendedores e contribuir para a comunidade onde estão inseridos, melhorando suas condições socioeconômica”, finalizou Cecília Bonilla, coordenadora de Projetos da Afal.