segunda-feira, 30 de maio de 2011

Vacinação contra aftosa vai até esta terça-feira

Meta do governo é imunizar 1,2 milhão de bois e búfalos 

Renata Amorim

Criadores de bois e búfalos têm até esta terça-feira (31) para vacinar seus animais contra a febre aftosa. Iniciada no último dia 1°, a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2011 deve imunizar cerca de 1,2 milhão de animais.

Quem ainda não vacinou os animais deve se apressar. Sem a vacinação, os animais não podem transitar nem serem comercializados. Os criadores ficam ainda sujeitos a outras penalidades como multas, que somadas podem ultrapassar R$ 600,00.

Além de vacinar, é preciso fazer a declaração e atualização cadastral. Para isso, os criadores devem levar a nota fiscal de compra da vacina ao escritório da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) do município da propriedade.

A vacina é o único meio eficaz de proteger os animais contra a febre aftosa e, acompanhada da declaração e atualização cadastral, um dos itens fundamentais para definição do status sanitário animal de uma região.

Atualmente, na zona de risco médio contra a febre aftosa, Alagoas está buscando uma evolução para a classificação de zona livre.  Em caso de dúvidas, os produtores podem acessar www.adeal.al.gov.br ou ligar gratuitamente para 0800 082 0040.