segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governo fará mutirão preventivo contra o câncer de boca

Ação acontece no dia 5, na praia de Ponta Verde, a partir das 8h

Monica Lima

A Coordenação do Programa Estadual de Oncologia da secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai realizar, no próximo dia 5, um mutirão para prevenção do câncer de boca na praia de Ponta Verde, a partir das 8h. A ação faz parte do Dia Nacional contra o Tabagismo, comemorado em 31 de maio. A enfermidade é a quinta mais prevalente em Alagoas. Em 2009 foram registrados no estado 86 casos. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer prevê um aumento  da incidência de neoplasias malignas da cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).

Segundo a coordenadora do Programa da Sesau, Lisiane Torres, durante o mutirão será realizada a busca ativa, com a finalidade de identificar prováveis casos. Os que forem confirmados serão encaminhados para tratamento na rede pública de saúde. A coordenadora explicou que está tentando realizar durante o evento a biópsia do material coletado. A ação contará com a participação de dentistas e estudantes de odontologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).

O câncer de boca inclui o de lábio, que é mais frequente em pessoas brancas e de cavidade oral, acometendo principalmente os tabagistas, em especial os que são alcoólatras. Os principais sintomas são o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam, ulcerações superficiais - com menos de 2 cm de diâmetro -, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal, entre outras.

De acordo com Lisiane Torres, as lesões pré-malignas podem ser diagnosticadas antes de se transformarem em câncer, por meio de autoexame rotineiro da boca. Ao notar alguma anormalidade, ela explica que a pessoa deve procurar um médico ou dentista. O risco de câncer deve ser reduzido quando se adota boas práticas, a exemplo da higiene bucal, estilo de vida saudável, alimentação rica em fibras, frutas e vegetais e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.