segunda-feira, 30 de maio de 2011

Casal utiliza nova tecnologia para combater e reduzir perdas

Telemetria, macromedidores e válvulas redutoras de pressão fazem a diferença

Francisco Alves

Casal investe para melhorar abastecimento e reduzir perdas
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está realizando um trabalho de setorização e instalando distritos de medição e controle (DMCs) em Maceió, com o objetivo de melhorar o abastecimento e agilizar os procedimentos em relação a retirada de vazamentos e outras intervenções na rede de distribuição de água da cidade. Em cada distrito, a empresa está instalando um macromedidor com válvulas redutoras de pressão para controlar a entrada de água, bem como as pressões, de modo a equalizar (otimizar) a distribuição, evitando estouramento da rede e intermitência no abastecimento.

Esse trabalho faz parte do Programa de Redução de Perdas, implantado pela Casal em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), onde estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 20 milhões. Desde o início do ano passado, quando o sistema começou a ser implantado, já foram instalados 26 DMCs, sendo cinco no complexo Benedito Bentes, seis no Farol e 15 na orla da Pajuçara.

Com esse sistema, a Casal sabe quanto é distribuído de água e quanto é consumido, isto é, quantifica o volume disponibilizado (VD) e o volume utilizado (VU). A diferença entre essas duas medições medirá as perdas (reais, aparentes, visíveis e não-visíveis). Com esse conhecimento, a empresa pode atuar, ou seja, detectar e combater vazamentos, ligações clandestinas e desperdício de água, bem como realizar outras intervenções na rede de distribuição, visando a redução de perdas e a consequente melhoraria no abastecimento.

No complexo habitacional Benedito Bentes, onde a experiência começou, o resultado é surpreendente: a água, que só dava para atender os consumidores durante o dia (das 5h às 18h), agora abastece dia e noite, ininterruptamente, e ainda sobra para reforçar o abastecimento da orla marítima (região da Pajuçara).

A tecnologia adotada no combate às perdas, que utiliza o sistema de telemetria, proporciona à empresa, entre outros benefícios, retirar vazamentos sem provocar grande impacto na distribuição de água. No caso da orla da Pajuçara, por exemplo, para retirar um vazamento a Casal tinha de paralisar o reservatório R-1, do Sistema Pratagy, que distribui água para seis bairros - Poço, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

Durante o conserto da rede, toda essa região ficava desabastecida, o que provocava reclamações e desgaste da imagem da companhia. Com o distrito de medição e controle, a retirada de vazamento pode ser feita com impacto bem menor - o reflexo ocorre apenas nos limites do distrito. Todo o processo de funcionamento dos macromedidores e das válvulas redutoras de pressão é controlado em uma unidade denominada Central de Controle de Processos Operacionais (CCP-O), que fica localizada na área da manutenção da Casal, no Farol.

Essa unidade funciona ininterruptamente, já que os controladores se revezam dia e noite. As informações geradas e processadas são remetidas, automaticamente, para os endereços eletrônicos do grupo estratégico formado por diretores, superintendentes, gerentes e outros líderes da área operacional.
O sistema implantado no complexo Benedito Bentes e na orla da Pajuçara será estendido a toda a cidade de Maceió, conforme garantiu o presidente da Casal, Álvaro Menezes. A próxima região a ser beneficiada é a orla lagunar.

Para isto, a empresa, com base nos resultados positivos do programa de redução de perdas, está desenvolvendo gestões com a Sabesp para renovar a parceria de transferência de tecnologia, com a celebração de novo convênio de valor duas vezes maior do que o atual, ou seja, R$ 40 milhões.