segunda-feira, 30 de maio de 2011

Secretário Eduardo Setton participa do Fórum Nacional do Consecti em Belo Horizonte

O Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece até esta terça-feira

Débora de Brito com Ascom da Fapemig

Até esta terça-feira (31), secretários de Estados da Ciência e Tecnologia e presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa se reúnem, em Belo Horizonte (MG), para debater assuntos da área. O encontro marca a abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Eduardo Setton, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Tadeu Gusmão Muritiba, também participam do evento. No primeiro dia da programação, a discussão ficou focada no tema “Arcabouço Legal em CT&I: Diagnósticos e Alternativas”.

Quanto ao impacto do encontro, o secretário Eduardo Setton destacou a presença do governador mineiro Antônio Anastasia na solenidade de abertura do evento, e também o discurso destacando a ciência e a tecnologia como fatores fundamentais para o Estado de Minas Gerais. 

O secretário também fez referência à solenidade em comemoração aos 25 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que celebra o seu jubileu de prata, junto com as reuniões do Fórum Nacional da Consecti. Dentro da programação comemorativa, foi lançado o edital em parceria com a Cemig – empresa de distribuição energética de Minas Gerais - para financiar pesquisas em áreas como meio ambiente e fontes alternativas de energia, além do lançamento de um cartão postal, e um cartão telefônico da operadora OI alusivos aos 25 anos da Fapemig.

No segundo dia de evento, nesta terça-feira (31), o destaque será a apresentação do documento consolidando as contribuições dos secretários de Estado de C&T e dos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa para o aperfeiçoamento do Arcabouço Legal em CT&I no país.