segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sepaz lança programa nas comunidades

Ação vai reunir, diariamente, 50 moradores dos bairros mais violentos de Maceió; objetivo é consolidar a cultura de paz nas comunidades

Lucas Lisboa

A Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz) vai dar início ao projeto “Sepaz na Comunidade – Dialogando com Você”, que promoverá seminários com lideranças comunitárias dos bairros com os maiores índices de violência  em Maceió, visando disseminar a cultura de paz nessas localidades. O lançamento da ação acontece na próxima segunda-feira (6), às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, localizado no Benedito Bentes I. 

A iniciativa, organizada pela Superintendência de Promoção da Cultura de Paz, contará com a participação de 50 moradores de cada comunidade, entre lideranças, professores, representantes de associações e estudantes. A ideia é que, além de ser feita uma prestação de contas sobre os projetos da Secretaria voltados para cultura de paz, o momento sirva para que os moradores da comunidade possam apresentar suas principais prioridades aos representantes da superintendência.

De acordo com o gerente de Sensibilização e Mobilização da Sepaz, Marcio Santos, uma das propostas do projeto é inserir os participantes em outra ação da Secretaria, o programa Agentes de Paz. A iniciativa consiste na capacitação de voluntários para atuar como multiplicadores da cultura de paz na região em que residem.

Marcio fala que todos os líderes das comunidades têm mostrado o interesse em levar o projeto aos seus bairros. Ele afirma que a proposta da Secretaria de Estado da Promoção da Paz é levar o programa aos 57 bairros de Maceió, constituindo uma grande rede de multiplicadores da cultura de paz. 

“Já nos primeiros contatos, a receptividade foi muito boa. Existe um verdadeiro apelo dessas pessoas para que a realidade dos bairros seja mudada. A interação entre o governo e a população é a principal força do programa para podermos avançar bastante no processo de consolidação da cultura de paz”, completa.

Programação 

O Sepaz na Comundiade continua no dia 7, na Chã da Jaqueira. Em seguida, na quarta-feira (8), é a vez do bairro do Jacintinho ser contemplado com o projeto. No dia 9, o seminário acontece no Clima Bom II, na Escola Benedito de Castro, localizada na Rua Santa Rita. A primeira semana do programa será encerrada na comunidade da Pescaria, no dia 13 de junho, às 14h. No mesmo horário, o evento acontece no dia 15, no bairro do Vergel, na sede do Projeto Mundaú.