segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cedafra discute reforma agrária e emissão de DAP nesta terça-feira

Reunião do Conselho acontece no Salão de Despachos do Palácio Marechal Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, a partir das 9h

Diego Barros

O Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra) se reúne, nesta terça-feira (31), a partir das 9h, para discutir uma pauta ampliada e também dar posse aos novos conselheiros, que incluem representantes de órgãos públicos, federações, associações, cooperativas, sindicatos, movimentos sociais, instituições financeiras e universidades.

Entre os assuntos que serão tratados na reunião, estão: processo de emissão e importância da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); pedido de assento pela Articulação do Semiárido (ASA) e compra de imóveis pelo Incra para fins de reforma agrária. Outro assunto que será tratado é a avaliação e credenciamento de assistência técnica e extensão rural (Ater) da entidade Êxodo.

A reunião acontece no Salão de Despachos do Palácio Marechal Floriano Peixoto, na Praça dos Martírios, em Maceió. De acordo com a secretária executiva do Cedafra, Inês Pacheco, que é superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), os agricultores familiares interessados em obter a DAP devem procurar os escritórios locais da Seagri.

“É um documento que permite o acesso do agricultor às políticas públicas”, frisou Inês Pacheco. “Os programas de apoio à comercialização, por exemplo, só são acessados por quem possui a DAP”, disse.