segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alagoas inaugura a primeira escola da Reconstrução em Rio Largo

Unidade foi entregue na manhã desta segunda (30); secretário Rogério Teófilo destacou que modelo de construção é inovador e servirá de referência para o resto do país 

Ana Paula Lins  
Foto: Valdir Rocha                 
                              
Primeira escola da Reconstrução foi inaugurada em Rio Largo
Alagoas inaugurou em Rio Largo a primeira das 97 escolas que serão construídas no estado e em Pernambuco com os recursos alocados pelo Governo Federal para recuperação e construção de unidades destruídas pelas chuvas de 2010. Na manhã desta segunda-feira (30), o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Rio Largo entregaram a Escola Municipal de Educação Fundamental Básica Industrial Luigi Bauducco, evento que ocorreu no bairro Brasil Novo, com a presença do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, e do prefeito de Rio Largo, Toninho Lins. 

Das 97 novas unidades de ensino, 55 serão em Alagoas e 42 em Pernambuco. Orçada em R$ 900 mil, a escola Luigi Bauducco possui seis salas de aula e capacidade para 360 alunos. Serão ofertadas as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental Menor (1º ao 3º ano) para estudantes do bairro Brasil Novo. O espaço conta ainda com bloco administrativo, bloco de serviços, biblioteca e laboratório de informática. Uma quadra de esportes em um terreno ao lado será reformada e recuperada para receber as atividades esportivas da escola.

A unidade substitui a antiga Escola Alfredo Oiticica, localizada na zona rural de Rio Largo e destruída na enchente de 2010. Também participaram da solenidade o deputado Estadual João Henrique Caldas, presidente da Comissão das Enchentes da Assembleia Legislativa do Estado, e o gerente de Recursos Humanos da empresa Bauducco, Sérgio Tamelini.

Inovação
Representando o governador Teotonio Vilela Filho na solenidade, o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Téofilo, destacou que a unidade de ensino foi construída pelo método de pré-moldados, uma tecnologia pioneira na construção de escolas públicas no Brasil.

 “Trata-se de um modelo de vanguarda e esta experiência servirá de referência para outras escolas que o Ministério da Educação pretende construir no restante do país. Fizemos questão que a obra só fosse entregue após uma rígida e minuciosa fiscalização do nosso setor de engenharia”, conta. Ainda de acordo com o secretário, das 55 escolas da Reconstrução, 35 já foram licitadas e outras deverão entrar em licitação em breve.

O prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, ressaltou o êxito da parceria entre Governo Federal, Estado e Município para a execução da obra e anunciou que, em julho, duas novas unidades serão entregues no município. 

“Temos mais duas escolas semelhantes a esta em construção: Professor José Edmilson Souza, no bairro Antônio Lins Souza, e Tereza Cristina Lins de Souza Costa, na Mata do Rolo. Nossa estimativa é que em julho estas unidades sejam concluídas”, prevê.

Euforia
As professoras que vão lecionar na nova escola estavam eufóricas com a conclusão da obra. A professora Maria do Socorro Ferreira, que leciona o 3º ano do Ensino Fundamental, lembra que a unidade é maior que a antiga escola Alfredo Oiticica. “Antes, eram só três salas, mas agora são seis e ainda contamos com biblioteca e laboratório de informática”, comemora.

A diretora Maria Izabel Neta fala que 17 funcionários atuarão na escola e que as aulas já começam nesta terça-feira, dia 31. “Trabalhamos com crianças na faixa de três a onze anos e estamos muito motivadas para receber nossos alunos nesta nova estrutura e oferecer-lhes a melhor educação”, afirma.

Regime de colaboração
Na ocasião, o secretário Rogério Teófilo e o prefeito Toninho Lins também assinaram um termo de compromisso para a instituição do regime de colaboração entre Estado e o Município na educação. Por meio do regime de colaboração, as duas redes poderão promover ações conjuntas no setor, a exemplo da permuta de servidores e prédios públicos.

“De todos os alunos da rede pública em Alagoas, 25% estão no Estado e outros 75% nos municípios. Logo, é importante que as duas esferas trabalhem integradas, pois só com a ação conjunta poderemos resgatar nossos índices educacionais”, avalia Teófilo.

A publicação do termo de cooperação entre as duas redes deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31). No mês de abril, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió já regulamentaram o mesmo modelo de colaboração que vinha sendo executado há dois anos na educação da capital.