segunda-feira, 30 de maio de 2011

Triplicada a capacidade de água para combate a incêndio em Maceió

José Augusto

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) acaba de triplicar a sua capacidade de armazenamento de água em seus carros para combater incêndios em Maceió e regiões adjacentes. O aumento se deve às recentes aquisições feitas pela Corporação, além de duas carretas que foram cedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital.

A Corporação recebeu, em novembro de 2010, um veículo conhecido como bitrem, ou seja, uma carreta com dois tanques com capacidade para 23 mil litros cada um. Outro veículo foi adquirido este mês sem os tanques, levando a instituição a fazer a junção dos dois carros para o armazenamento de água.

Eles foram apreendidos por transporte de drogas e repassados para o CBMAL no intuito de melhorar o atendimento à população. A capital agora conta com um melhor serviço de combate a incêndio, com maior poder operacional. Na parte alta de Maceió, um caminhão ABT (Auto Bomba Tanque) estará disponível juntamente com uma dessas carretas de armazenamento.

Já na parte baixa, serão três veículos, um ABT, um ATB (Auto Tanque Bomba) e a outra carreta. E se antes havia uma carência grande para o armazenamento de água, as carretas vieram para sanar a deficiência, trazendo uma notável melhoria nas condições de atendimento, passando de 22 mil litros, para mais de 66.

Outras aquisições paralelas a estas estão sendo realizadas, a exemplo da compra de materiais de extrema necessidade para o salvamento em todas as áreas do CBMAL, seja para o salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar ou combate a incêndio. Segundo a corporação, o crescimento não é do dia para a noite e os equipamentos são muito caros, porém, o compromisso da instituição é derrubar essas barreiras e trazer as melhorias significativas.

Para tanto, são firmados os convênios e outras formas de angariar fundos, como a Taxa de Bombeiros, uma das principais responsáveis pelo crescimento técnico da Corporação. Por meio dela, a modernização caminha junto com as equipes de salvamento, trazendo equipamentos de primeira linha para resgates, como é o caso do salvamento com vítima presa às ferragens.