Implantada há dois anos no Conjunto Selma Bandeira, base passa a funcionar oficialmente pelo projeto de polícia comunitária
Mosael Henrique
Foto: Adailson Calheiros
Foto: Adailson Calheiros
Base do Selma Bandeira será inaugurada nesta terça-feira |
Durante todo o dia, serão realizados atendimentos à população por meio de órgãos públicos estaduais. Serão prestados serviços de emissão de carteira de identidade e profissional, exames médicos, verificação de pressão arterial e corte de cabelo. Também haverá oficinas do Programa de Resistência à Droga e à Violência (Proerd), Educação Ambiental, além de exposições da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap).
Na solenidade, acontecerá ainda a posse dos membros do Conselho Comunitário de Defesa Social, órgão que irá ajudar no trabalho de aproximação da polícia com a população de cada comunidade. A implantação do colegiado é um dos requisitos do projeto de polícia preventiva adotado pelo governo alagoano.
Além das quatro bases construídas pelo governo estadual – além do Selma Bandeira mais três irão funcionar no Conjunto Osman Loureiro e nos bairros do Vergel e Jacintinho - Alagoas foi contemplado com mais 46 bases comunitárias financiadas pelo Ministério da Justiça, pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania ( Pronasci).
A Defesa Social pretende entregar cada uma das três bases restantes dentro das próximas semanas, conforme espaço na agenda do governador. De acordo com o secretário Dário Cesar, cada unidade irá contar com um efetivo de aproximadamente 17 homens, além de duas motos e uma viatura destinadas exclusivamente ao policiamento comunitário.
Após a inauguração oficial das quatro bases comunitárias, a Defesa Social irá trabalhar na implantação de mais 12 unidades previstas pelo Pronasci. De acordo com o planejamento da Seds, as bases serão distribuídas por Maceió (5 bases), Arapiraca (3), Palmeira dos Índios (1) e Marechal Deodoro (1).