segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governo promove ações para reduzir mortalidade materna

Fórum Rede Cegonha de Alagoas acontece nesta terça-feira, das 8h às 17h, no Maceió Mar Hotel

 Valdete Calheiros

Reduzir a mortalidade materna e infantil é uma meta do governo. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta terça-feira (31), no auditório do Maceió Mar Hotel, o Fórum Rede Cegonha de Alagoas. O evento terá inicio às 8h e prossegue até as 17h. 

"O indicador de mortalidade infantil está em queda significativa. Nesta segunda etapa vamos reforçar as ações já existentes com as propostas da Rede Cegonha para reduzir a mortalidade materna em Alagoas. Será um esforço conjunto e apoiado pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras", aponta o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo.

A implementação dos comitês de mortalidade materna e infantil do Estado e a implementação de boas práticas baseadas em evidências do pré-natal ao puerpério (pós-parto) também estão relacionadas como sendo ações prioritárias. 

Em Alagoas, o governo priorizou a Maternidade-Escola Santa Mônica e o Hospital Regional de Arapiraca, em acordo com os gestores, para que se trabalhe a maternidade de forma global, qualificando profissionais, discutindo a gestão do trabalho para garantir o parto humanizado, debatendo a relação entre a maternidade e a rede de saúde.

“A intenção consiste em fortalecer os serviços, garantindo assistência na rede já existente em parceria com os municípios e profissionais de saúde. Essas ações irão reforçar e fazer parte da Rede Cegonha", antecipou o secretário. 

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a Sesau vem sensibilizando a população feminina a buscar os serviços de saúde para a realização de exames preventivos, a exemplo do exame de colo de útero e de mama, principais causas de câncer na mulher. Sandra Canuto alerta ainda sobre a importância do planejamento familiar e do pré-natal para gestantes.

“A redução da mortalidade materna e infantil é prioridade tanto do Ministério da Saúde quanto do governo de Alagoas. Por isso, o Estado vem adotando algumas medidas junto com os municípios para melhorar os indicadores de saúde”, disse Sandra Canuto. 

A Rede Cegonha é um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, segurAo e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. 

As medidas previstas na Rede Cegonha – coordenadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos Estados e Municípios, que deverão aderir às medidas – abrangem a assistência obstétrica com foco na gravidez, no parto e pós-parto como também a assistência infantil. 

A Rede Cegonha também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária como em serviços de urgências obstétricas.