segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governo inicia diálogo para firmar parcerias com a Transpetro


Empresa realiza prospecção tecnológica no Estado para desenvolvimento de uma cadeia produtiva para dar suporte ao setor industrial

Débora de Brito

Executivo analisa potencial de desenvolvimento tecnológico
Representantes do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) iniciaram diálogo com a diretoria da Transpetro – Empresa de Transporte da Petrobras – para unir forças em prol do desencolvimento tecnológico do Estado de Alagoas. Durante dois dias, o gerente geral de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da empresa, Isaias Masetti, visitou órgãos públicos, instituições representativas do setor produtivo local e empresas com forte potencial de inovação.

Isaias Masetti explicou sobre a missão de realizar prospecção tecnológica no Estado, que teve início com a assinatura do termo de cooperação técnica com a Ufal, com foco na inovação tecnológica.

A implantação da inovação tecnológica nas empresas brasileiras, segundo o executivo, é defendida pelo próprio presidente da empresa, Sergio Machado. “É uma necessidade criarmos uma cadeia produtiva à altura de uma grande empresa como a Transpetro. Iremos precisar do serviço de mecânica, caldeiraria e tecnologia da informação, que podem ser oferecidos pelas pequenas e microempresas. E tudo isso deve ocorrer com a presença da universidade”, evidencia Masetti.

O convite e a idealização de criar vínculos e futuros convênios com a Transpetro partiu do secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Eduardo Setton. O secretário defende o papel da Secretaria de criar um cenário positivo para o desenvolvimento tecnológico e inovador dentro das empresas, ocorrendo por meio da integração entre as empresas privadas e a universidade.

Eduardo Setton cita como exemplo a Petrobras, que possui a garantia de crescimento de extração do petróleo na chamada camada de pré-sal. “Somente está sendo possível tudo isso porque a empresa tomou a decisão de investir em universidades e centros de pesquisas”, afirmou o secretário, defendendo a importância da parceria.

Financiamento

Para a implantação da cultura de inovação dentro das médias, pequenas e microempresas alagoanas, o secretário entende que a Secretaria deve induzir o trabalho integrado entre empresas e universidades. Realizar inovação no Brasil, segundo o secretário, é interesse do próprio governo federal, pois disponibiliza linhas de financiamento através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre muitos outros.

Diante de um público de empresários de pequeno e microporte, na cerimônia de lançamento do edital do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe Integração) para Alagoas, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), na última quinta-feira (9), Eduardo Setton apresentou proposta de criação de um fórum, tendo como foco a discussão da ciência, da tecnologia e da inovação para empresários.

A ideia é criar um espaço onde a Secretaria coordene a transmição do conhecimento quanto aos procedimentos e caminhos da inovação. 

Potencial

Dentro da programação, o gerente geral da Transpetro também conheceu o potencial de utilização da inovação em alguns setores econômicos de Alagoas. Isaias viu de perto a tecnologia disponível na formação de mão de obra no Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás) para as indústrias participantes da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP), coordenada pela Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. 

No Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, o representante da Transpetro conheceu a unidade fabril da Jaraguá Equipamentos, com 30 mil m² de área construída, identificando forte utilização de tecnologia na produção metal-mecânica. Com forte utilização de tecnologia, as empresas do setor plástico – Joplás, Glastec e Tecfibra – foram locais visitados.

Atento à necessidade do mercado, o empresário Manuel Marques busca garantir alta tecnologia na produção de tubos utilizados no saneamento – água e esgoto – feitos a partir da fibra de vidro. Ele adquiriu recentemente um novo equipamento, de tecnologia italiana, que está agora em fase de teste e adaptação.

A iniciativa foi implantada pelo industrial com recursos próprios. Entretanto, as ações em inovação podem ser ampliadas com as linhas de financiamento de órgãos oficiais, como a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Além dos novos equipamentos da área industrial desse grupo, Isaias Masetti conheceu propostas de pesquisas na área do plástico, sendo alguns estudos já bastante avançados. Com esse exemplo, Masseti concluiu como positiva a visita a Alagoas, identificando potencial e cenário favorável para implantação de ações na área de ciência, tecnologia e inovação, em parceria entre com o Estado, as empresas alagoanas e a Ufal. Masseti também evidenciou a existência de um cenário promissor para a criação de um centro de tecnologia do plástico, espaço para estudos e pesquisas, como parte do Parque Tecnológico e Social do Estado de Alagoas.

Escolas públicas trocam experiências sobre ensino e aprendizagem

Grupo de Igrapiúna (BA), encenou peça, nesta sergunda-feira, para alunos alagoanos

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Alunos da Bahia encenam peça para estudantes alagoanos
A Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, recebeu, nesta segunda-feira (13), um grupo de alunos do Colégio Estadual Casa Jovem II, da cidade de Igrapiúna (BA), para atividades de intercâmbio. O grupo convidado encenou para os alunos alagoanos uma peça sobre a experiência vivida pelos diretores de Alagoas, Bahia e Sergipe durante as atividades do Prêmio de Referência em Gestão Escolar, ocorridas no ano passado, nos Estados Unidos. 

Francisco Nascimento, diretor do Colégio Estadual Casa Jovem II, evidenciou que o texto da peça foi construído a seis mãos e contou com a participação dele, do professor Nilson Ferreira e da professora Rose Mary Machado, de Sergipe. “Sete alunos da nossa escola encenam a experiência que vivemos nos Estados Unidos. Esta mesma peça será encenada pelo professor de Teatro com os alunos da escola da Carolina do Norte”, comentou.

Ele argumentou ainda que é importante a união de todos da escola para se alcançar objetivos. “O prêmio de Escola Destaque Brasil veio como uma conquista inusitada para nós, uma vez que somos uma escola do campo. Nossa escola é muito forte em virtude do envolvimento da comunidade. Nossos projetos nos deram a possibilidade de ganhar o prêmio”, comemorou.

De acordo com Nilson Ferreira, diretor geral da Geraldo Melo, a integração entre as escolas públicas de Alagoas, Bahia e Sergipe engrandece o processo de ensino/aprendizagem e promove uma rica troca de experiências e conhecimentos. “Acredito que desta forma estamos crescendo juntos”, destacou.

O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. 

A Escola
A Unidade Escolar Estadual Geraldo Melo fica localizada no Conjunto Graciliano Ramos, Rua 61, Quadra J06, s/n, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, e foi inaugurada em abril de 2002.

Fórum de Apicultura é reimplantado em Alagoas

Iniciativa partiu do APL Apicultura, por meio da Seplande, e da Seagri, com o objetivo de promover o desenvolvimento da atividade no Estado
Bárbara Pacheco
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do mel no Estado, será reimplantado, nesta terça-feira (14), o Fórum Alagoano de Apicultura (FAAPI). A iniciativa partiu do grupo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Apicultura Mel do Sertão, do Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
A 1ª Reunião Ordinária de 2011, que terá início às 9h, terá como foco a aprovação – com possível retificação – do estatuto do Fórum, proposto por uma comissão formada por cinco membros. Também acontecerá a eleição e a posse do presidente.
Segundo o gestor do APL do Mel no Sertão, Alberto Brasil, as reuniões terão periodicidade trimestral. Para ele, “É essencial a reimplantação do Fórum para que a apicultura tenha maior representatividade em Alagoas”.
Haverá ainda apresentação acerca dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) destinados a projetos, ministrada pelo Superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Elizeu Rego.
O FAAPI é formado pelo poder público e o segmento produtivo, como empresas, cooperativas, associações e outros organismos da sociedade civil.

Conselho de Administração da Casal empossa novos diretores

Posse ocorre após aprovação de nomes indicados pelo governador Teotonio Vilela

Francisco Alves

Novos diretores foram empossados nesta segunda na Casal
O Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) empossou, na manhã desta segunda-feira (13), na sede da empresa, os novos diretores indicados pelo governador Teotonio Vilela Filho. Jorge Silvio Luengo Galvão, vice-presidente de Gestão Corporativa (VGC), e Osmar Lisboa, vice-presidente de Gestão de Engenharia (VGE), foram empossados após terem seus nomes aprovados pelo Conselho, em reunião presidida por Marco Fireman, que também é secretário de Estado da Infraestrutura, órgão ao qual a Casal está vinculada. 

Após a assinatura dos termos de posse, Fireman mostrou o funcionamento da estrutura da Casal e desejou sucesso aos novos gestores. Ao dar as boas-vindas a eles, o presidente da Companhia, Álvaro José Menezes da Costa, disse que a empresa passa por um processo de mudança e que a contribuição deles é fundamental para o cumprimento das metas e objetivos. 

Jorge Silvio e Osmar Lisboa agradeceram ao governador Teotonio Vilela e ao secretário de Estado da Infraestrutura e presidente do Conselho de Administração da Casal, Marco Fireman, pela confiança neles depositada e se comprometeram a trabalhar em sintonia com Álvaro Menezes pelo soerguimento da Companhia. 

Logo após a solenidade, Menezes fez uma breve reunião de diretoria, ocasião em que mostrou a estrutura organizacional da Casal aos novos diretores e apresentou seus respectivos superintendentes e assessores. No começo da tarde, foi realizada a primeira reunião de trabalho, ocasião em que foi apresentado o Programa Estratégico de Gestão (PEG). 

Com a posse desta segunda-feira, a diretoria da Casal fica assim constituída: presidente - Álvaro José Menezes da Costa; vice-presidente de Gestão Operacional - Pedro Gilberto Rodrigues da Mota; vice-presidente de Gestão Corporativa - Jorge Silvio Luengo Galvão; e vice-presidente de Gestão de Engenharia - Osmar Lisboa.

Observatório astronômico estará aberto ao público durante eclipse lunar

Telescópios estarão disponíveis para os interessados no Cepa

Ricardo Moresi

 Aubert diz que o eclipse é um espetáculo que ninguém deve perder
Na quarta-feira (15), os interessados em assistir ao eclipse lunar poderão fazê-lo no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), localizado no Centro de Estudos e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). O eclipse lunar ocorre quando a Lua, em seu movimento orbital, encontra a sombra que a Terra projeta no espaço. Ele pode ser total ou parcial. 

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, a probabilidade de o eclipse ser observado por nós alagoanos é pequena. “O observatório estará aberto a todos se as condições atmosféricas permitirem. Este será um espetáculo que ninguém deve perder. O melhor horário de observação será das 18h às 19h”, informa.

Ele acrescenta ainda que, por ano, no mundo todo, ocorrem de 2 a 7 eclipses solares e lunares. “A observação do eclipse tem grande apelo popular, uma vez que há uma série de mitos sobre este evento”, destaca.

Adriano adianta também que a lua nascerá por volta das 17h07 totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra, a umbra. A partir das 18h02 irá lentamente saindo da umbra e penetrando na penumbra, que é a parte mais clara da sombra da Terra.

O coordenador do observatório frisa também que a lua sairá completamente da umbra por volta das 19h02 e da penumbra às 20h. “O OAGLL estará aberto ao público com seus telescópios de prontidão, aguardando esse espetáculo cósmico”, revela.

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima funciona no Cepa e é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), que tem como parceiros a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (Secti/AL); Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio da Usina Ciência; e o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).