segunda-feira, 13 de junho de 2011

Secretaria da Educação vai acompanhar gestão em escolas

Em reunião, secretário reforçou a importância da gestão democrática com responsabilidade 

Lucy Oliveira
Foto: José Demétrio

Secretário discute acompanhamento de gestores durante reunião
O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, esteve reunido nesta segunda-feira (13) com as superintendências de Políticas Educacionais e de Gestão da Rede Estadual para discutir medidas de acompanhamento dos gestores escolares. 

Atualmente, com a instituição da gestão democrática, os diretores das escolas são escolhidos pela comunidade e são responsáveis pelos gastos de recursos com merenda, pequenas reformas e custeio das unidades, juntamente com os conselhos escolares.

O secretário destacou que a gestão democrática é uma conquista, mas requer responsabilidades dos diretores. “Autorizamos a intervenção em uma escola onde o diretor diminuiu o ano letivo sem autorização e também não fez a prestação de contas dos recursos recebidos pela escola em 2010 para a merenda, por exemplo. Há um mês estávamos acompanhando esta unidade e agora acatamos o parecer da comissão que pediu a intervenção”, explicou ele.

Soares afirmou ainda que há uma confusão entre descentralização e anomia, o que muitas vezes se reflete em ações isoladas e descoordenadas. “Pretendemos aprofundar na Educação de Alagoas a cultura colaborativa entre todos os órgãos que a compõe – escola, coordenadorias regionais e Secretaria – com respeito e responsabilidade”, concluiu ele.

O secretário adiantou que as primeiras ações neste sentido serão a criação da Controladoria Interna da Educação e a ativação da Ouvidoria, o que deverá permitir o conhecimento dos problemas reais enfrentados nas escolas.

Para a superintendente de Gestão da Rede de Ensino, Ângela Costa, esta é uma necessidade real: o acompanhamento e o monitoramento das direções escolares.  “Nós vamos dar uma ênfase maior ao trabalho que já realizamos juntos às coordenadorias regionais de Educação, reforçando as orientações daquilo que está previsto na legislação vigente que rege o Ensino Básico no Brasil”, explicou Ângela.

A professora Valéria Barros, superintendente de Políticas Educacionais, destacou que é preciso auxiliar e acompanhar as escolas neste processo de gestão. “Precisamos nos aproximar deste processo para evitar descompassos e descontinuidades entre a política que é instituída e aquilo que realmente se realiza na ponta, na escola”, destacou ela.