segunda-feira, 13 de junho de 2011

Novos aspiradores portáteis para as ambulâncias do Samu melhoram atendimento

Socorristas podem utilizá-los em pacientes que estejam distantes da ambulância e salvar mais vidas

 Arnaldo Santtos

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), adquiriu recentemente aspiradores manuais portáteis e com isso todas as ambulâncias, sem exceção,  passam a dispor do equipamento. A consequência imediata é que a equipe de socorristas pode utilizá-lo em pacientes que estejam distante da ambulância e com isso pode salvar mais vidas. 

 O equipamento serve para remover secreções retidas ou alimentos nas vias aéreas e melhorar a respiração do paciente, explicou o gerente-geral do Samu Maceió, Iracildo Camelo Junior. “O equipamento – aspirador -  existe fixo na ambulância mas, as vezes, é necessário realizar um procedimento médico longe da ambulância e neste caso utiliza-se o aspirador manual, quando necessário”, observou. 

 O aspirador portátil é utilizado também quando o paciente sofreu algum tipo de engasgo e também em acidentes em que a vítima teve parte do rosto – especialmente o nariz - atingido e por conta disso estaria com as vias aéreas obstruídas. Os equipamentos estão disponíveis em todas as ambulâncias do Samu, seja do tipo Unidade de Suporte  Avançado (USA – UTI móvel) ou nas Unidades de Suporte Básico (USB). Os equipamentos estão em todas as ambulâncias do Estado, seja ela da Regional do SAMU em Arapiraca como também da Regional de Maceió.