segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escolas da rede pública estadual voltam às aulas

No primeiro dia da retomada do ano letivo, alunos comemoram fim da greve e normalização das atividades; no Cepa, calendário deverá ser acrescido de aulas aos sábados

Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha

Aulas no Cepa foram retomadas nesta segunda-feira
Após 18 dias paradas em virtude da greve dos professores, as escolas da rede pública estadual retomaram suas atividades letivas nesta segunda-feira (13). No Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa), maior complexo educacional do Estado, as unidades de ensino funcionaram normalmente e alunos já retomaram a sua rotina de estudos.

Os estudantes comemoraram o retorno das atividades. “É muito bom estar de volta e reencontrar os amigos. Nesse tempo em que fiquei sem aula, estudei em casa”, diz a estudante  da 8ª ano da Escola José da Silveira Camerino, Larissa Tavares.

Gildene dos Santos, 17 anos, aluna da Escola Correia Titara, lembra que contou os dias para o retorno das atividades. “Vinha aqui frequentemente para ter notícias da greve e, quando soube da volta às aulas, fiquei muito feliz”, destaca.

Calendário
Com a retomada das aulas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte deverá elaborar, junto com as escolas, um calendário letivo especial para compensar os dias paralisados e evitar maiores prejuízos aos estudantes. De acordo com a superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Ângela Costa, os inspetores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) irão visitar todas as unidades de ensino.

No Cepa, a proposta da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), responsável pela administração do complexo, é reduzir em uma semana o recesso junino e acrescentar alguns dias de aulas aos sábados.

“Nesta terça-feira, dia 14, reuniremos os diretores e coordenadores pedagógicos para apresentar essa proposta: as férias do meio ano, que seriam de 20 de junho a 04 de julho, agora serão de 23 a 29 de junho, com retorno imediato das aulas no dia 30. Também pretendemos incluir alguns dias de aulas aos sábados”, conta a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas.

Outra preocupação da coordenadoria é dar continuidade ao trabalho de orientação sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com os professores e coordenadores pedagógicos. Este ano, o exame será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Os professores que atuam no Ensino Médio, em especial os que dão aulas no 3º ano, já trabalham a metodologia do Enem e, paralelamente, preparam seus alunos para prestar o exame. Com a volta das aulas, daremos continuidade ao ciclo de palestras para orientação desses professores”, afirma Márcia.