segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hemoal precisa de sangue tipos A, B, AB e O Negativos

 Candidatos à doação podem comparecer ao Hemocentro de Alagoas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h

Josenildo Törres

Candidatos à doação podem se dirigir ao Hemocentro de Alagoas
A grande demanda de transfusões durante o último fim de semana deixou o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) sem sangue A, B, AB e O Negativos. Das 300 bolsas necessárias para atender a demanda transfusional, o órgão possuía apenas 53 até às 12 horas desta segunda-feira (13).

Desse total, 41 eram de O Positivo, sete de A Positivo e cinco de B Positivo, segundo o Serviço de Dispensação da unidade. Por esta razão, a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, apela para que a população possa comparecer à sede do órgão e se candidate à doação de sangue.

“Estamos às vésperas de um feriadão e temos que formar um estoque estratégico, pois várias tipagens sanguíneas estão em falta. Assim, apelamos à solidariedade, pois no caso da necessidade de transfusões, apenas o sangue pode salvar vidas, já que não há nenhum remédio que o substitua”, destaca a diretora, ao informar que a Unidade Móvel do órgão estará coletando sangue no Hotel Salinas de Ipioca, nesta terça-feira (14), das 8h às 16h.

Ainda de acordo com ela, o Hemoal está situado na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h.

Critérios para doação
Para se candidatar à doação é necessário ter idade superior a 18 anos, 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

É indispensável que o candidato à doação compareça ao Hemoal bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.

No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro da cidade. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.