segunda-feira, 13 de junho de 2011

Técnicos de saúde preparam vacinação antirrábica animal

Vacinação acontece de 11 a 15 de julho; meta do governo é imunizar 353.765 cães e 171.696 gatos 

Valdice Gomes

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2011 dece acontecer no período de  9 a 15 de julho, sendo dia 9 na área urbana dos municípios, e entre 11 e 15, na zona rural. O objetivo da campanha é vacinar a população canina e felina domiciliada  em 100% dos municípios.  A importância da campanha para o controle da raiva foi o enfoque da palestra ministrada pelo coordenador do Núcleo de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Valmir Costa, na manhã da última sexta-feira (10), no Hotel Pajuçara.

Representantes das secretarias de saúde dos 102 municípios alagoanos participaram do evento. Segundo Valmir Costa, as campanhas de vacinação antirrábica constituem o instrumento mais eficaz no controle da raiva. “Imunizando 80% da população canina e felina, as campanhas reduzem a possibilidade de transmissão do vírus, e acompanhadas de ações sistemáticas de vigilância epidemiológica, conduzem ao controle da doença”, justificou.

A meta em Alagoas é imunizar 353.765 cães e 171.696 gatos, totalizando 525.461 animais. Além de explicar a importância da campanha, o momento serviu para uma discussão técnica a respeito da campanha como também para tirar dúvidas dos coordenadores dos municípios. De acordo com Valmir Costa, devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de dois meses de idade.

A vacina confere imunidade durante um ano, devendo ser repetida anualmente. Informações a respeito da vacina, a exemplo de contra-indicação, reações alérgicas, dose, manuseio da vacina, conservação e técnica de aplicação foram repassadas para os participantes durante a reunião.

Raiva
A raiva é uma doença causada por um vírus, transmitido por todos os mamíferos, principalmente os cães, gatos, morcegos, raposas, macacos, saguis, entre outros. “Dois aspectos transformam a raiva numa enfermidade muito grave: acomete o ser humano, independente de sexo e idade, e apresenta letalidade de 100%, isto é, nenhuma pessoa doente tem cura, indo a óbito após 4 a 6 dias de intenso sofrimento”, alerta Valmir Costa.