segunda-feira, 13 de junho de 2011

Barra de São Miguel recebe 1ª Oficina do Projeto Orla

Iniciativa busca garantir a preservação dos recursos naturais e a correta ordenação do espaço no Litoral

Victor Guerra

O Litoral de Alagoas passará a ter oficialmente uma nova ferramenta para auxiliar seu desenvolvimento. Nesta terça-feira (14), na Barra de São Miguel, a partir das 17h, será realizada a abertura da 1ª Oficina de Implementação do Projeto Orla.

O evento dará início à capacitação de três dias (15, 16 e 17 de junho) sobre o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, que busca ordenar os espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando assim políticas ambientais e patrimoniais para o desenvolvimento das regiões litorâneas.

O projeto Orla faz parte de um esforço conjunto entre a Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em Alagoas, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) – que tem no município de Paripueira a primeira experiência do projeto - e pela Gerência Regional do Patrimônio da União em Alagoas, e conta com o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

A fragilidade dos ecossistemas da orla, o crescente uso, a ocupação desordenada e irregular, além do aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes são fatores que colocam em risco o desenvolvimento das regiões litorâneas.

A Gestão Integrada da Orla Marítima busca garantir o desenvolvimento de trabalhos conjuntos entre poder público e setor privado, que garantam iniciativas sustentáveis para preservação dos recursos naturais e a ocupação ordenada de espaços no Litoral.

A Barra de São Miguel é o segundo município a receber o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, que conta com o apoio da Prefeitura. A abertura do evento desta terça-feira será às 17h, no Hotel Village, e contará com a presença dos coordenadores nacionais do Projeto Orla, Reinaldo Redorat, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SPU/MPOG), e Cláudia Santos, do Ministério do Meio Ambiente.