segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escolas públicas trocam experiências sobre ensino e aprendizagem

Grupo de Igrapiúna (BA), encenou peça, nesta sergunda-feira, para alunos alagoanos

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Alunos da Bahia encenam peça para estudantes alagoanos
A Escola Estadual Geraldo Melo, em Maceió, recebeu, nesta segunda-feira (13), um grupo de alunos do Colégio Estadual Casa Jovem II, da cidade de Igrapiúna (BA), para atividades de intercâmbio. O grupo convidado encenou para os alunos alagoanos uma peça sobre a experiência vivida pelos diretores de Alagoas, Bahia e Sergipe durante as atividades do Prêmio de Referência em Gestão Escolar, ocorridas no ano passado, nos Estados Unidos. 

Francisco Nascimento, diretor do Colégio Estadual Casa Jovem II, evidenciou que o texto da peça foi construído a seis mãos e contou com a participação dele, do professor Nilson Ferreira e da professora Rose Mary Machado, de Sergipe. “Sete alunos da nossa escola encenam a experiência que vivemos nos Estados Unidos. Esta mesma peça será encenada pelo professor de Teatro com os alunos da escola da Carolina do Norte”, comentou.

Ele argumentou ainda que é importante a união de todos da escola para se alcançar objetivos. “O prêmio de Escola Destaque Brasil veio como uma conquista inusitada para nós, uma vez que somos uma escola do campo. Nossa escola é muito forte em virtude do envolvimento da comunidade. Nossos projetos nos deram a possibilidade de ganhar o prêmio”, comemorou.

De acordo com Nilson Ferreira, diretor geral da Geraldo Melo, a integração entre as escolas públicas de Alagoas, Bahia e Sergipe engrandece o processo de ensino/aprendizagem e promove uma rica troca de experiências e conhecimentos. “Acredito que desta forma estamos crescendo juntos”, destacou.

O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. Destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino. 

A Escola
A Unidade Escolar Estadual Geraldo Melo fica localizada no Conjunto Graciliano Ramos, Rua 61, Quadra J06, s/n, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, e foi inaugurada em abril de 2002.