segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governo e entidades fazem lançamento da 34ª Expobatalha nesta sexta-feira

Exposição Agropecuária vai ocorrer em setembro e deverá contar com torneios leiteiros, dias de campo, palestras e julgamento de animais

Diego Barros

Exposição Agropecuária será lançada na sexta-feira
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e as entidades vinculadas aos produtores rurais fazem, nesta sexta-feira (17), o lançamento da 34ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha).

A solenidade de lançamento vai ocorrer a partir das 10h, na Associação Batalhense Cultural (Clube ABC), após visita às obras de construção do Centro de Referência em Reprodução Animal, no município de Batalha.

A 34ª Expobatalha será realizada em setembro, no Parque de Exposições Mair Amaral, e deverá contar com torneios leiteiros, dias de campo, julgamento de animais, palestras, atividades para os agricultores familiares e comercialização de produtos e implementos agrícolas.

“A Expobatalha já virou tradição na região da Bacia Leiteira e serve de vitrine para os melhores animais da pecuária de leite. É também uma oportunidade para os agricultores familiares, que poderão expor o potencial de seus animais”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

A realização do evento ocorre em parceria entre Seagri, Prefeitura Municipal de Batalha, Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

A bovinocultura leiteira em Alagoas é a segunda atividade agropecuária em peso econômico, perdendo apenas para a cana-de-açúcar, e gera cerca de 125 mil empregos diretos, com uma produção de aproximadamente 700 mil litros de leite por dia, sem período de entressafra.

Centro
 As obras de instalação do Centro de Referência em Reprodução Animal que serão visitadas na sexta-feira incluem um Hospital Veterinário, um Laboratório de Patologia Animal e um Centro de Biotecnologia da Reprodução.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, a implantação da unidade atende a uma demanda do setor e a uma determinação do governador Teotonio Vilela. “Vamos valorizar ainda mais a nossa produção pecuária e transferir tecnologia para os pequenos criadores. A implantação desse Centro vai se somar às ações do Programa Alagoas Mais Leite”, enfatizou.