segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estado reconstrói mais sete ruas em Rio Largo

Seinfra e DER já concluíram mais de 50 obras do Programa da Reconstrução

Suzana Gonçalves e Ariana Maurício
Foto: Matheus Sandes

Ruas de Rio Largo destruída pelas águas são recuperadas
O Governo Estadual concluiu a reconstrução de mais sete ruas que haviam sido destruídas pelas enchentes de 2010 no município de Rio Largo. Foram reconstruídas as ruas Comendador Luiz Jardim, Alfredo Wucher, Vaz de Castro, Abdias Vieira Pinto, Jarbas Januário e Alfredo Oiticica, além da avenida Getúlio Vargas, totalizando mais de 1,6 km de extensão.

As obras fazem parte do Programa da Reconstrução e foram realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em Rio Largo – um dos municípios mais prejudicados pelas fortes chuvas – outras vias urbanas, pontes e muro de contenção também já foram entregues à população.

 “O cenário era assombroso. As ruas estavam completamente vazias, com muita lama, e ainda ficamos sem transporte para trabalhar. Só com a recuperação das ruas o transporte foi restabelecido e nossas vidas puderam voltar ao normal”, relata a técnica de enfermagem do Posto de Saúde Prof. João Ferreira da Rocha, Maria José Monteiro.

Obras concluídas
Após quase um ano da tragédia que assolou 19 municípios alagoanos, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, destaca que o Governo de Alagoas já concluiu mais de 50 obras da Reconstrução. 

“O Governo Estadual tem concentrado todos os esforços para devolver uma vida digna às vítimas dessa tragédia. Para isso, temos priorizado a conclusão dessas obras, consideradas emergenciais, cobrando celeridade às empresas construtoras”, destaca Fireman.

“Todas as obras do Programa da Reconstrução estão sendo entregues à população de Rio Largo antes do prazo previsto, numa clara demonstração da preocupação e do empenho do Governo do Estado em atender à demanda desses municípios afetados pelas enchentes”, ressalta o diretor-presidente do DER, Marcos Vital.

Pontes e vias urbanas
A ponte Riachão e a superestrutura da ponte Angelita foram algumas das obras já recuperadas pelo Governo Estadual também no município de Rio Largo. A ponte do Riachão é considerada uma das mais importantes da região por dar acesso à rodovia AL-210, uma das saídas da cidade. Já a ponte de acesso à Ilha Angelita é fundamental para o tráfego de moradores que precisam se deslocar para trabalhar no município.

Destacam-se ainda as obras da Reconstrução das ruas Manuel Zacarias, Dr. Manoel Oiticica e Alfredo Oiticica, além da avenida Judith Paiva, todas localizadas no Centro do município.
Além disso, foi completamente recuperado o muro de contenção sobre o Rio Mundaú, cuja estrutura visa garantir maior segurança aos moradores daquela região ao evitar que as águas do rio transbordem para vias e casas.

Já em Satuba, a população comemora a restauração de acessos entre o Centro do município e as comunidades de Siri, Santa Apolônia, Nova Esperança e Mundaú. Ao todo, cerca de 4,5 km de estrada em revestimento primário foram recuperados, devolvendo as condições de acessibilidade aos moradores dos quatro povoados, garantindo a locomoção até escolas, postos de saúde e mercados no Centro de Satuba.

A recuperação de acessos, vias urbanas, rodovias e pontes tem sido fundamental para que a população possa retomar suas atividades diárias normais. A Seinfra e o DER continuam o trabalho da Reconstrução nos 19 municípios alagoanos, nos Vales do Mundaú e do Paraíba, atingidos pelas enchentes. Para atender os desabrigados da tragédia, o Governo do Estado também está investindo na reconstrução de 17,6 mil casas.