segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governo do Estado cria Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014

Principal objetivo é o de criar e viabilizar projetos e ações necessárias para que Alagoas se torne um dos CTS do evento esportivo

Ana Daniella Leite

Através do Decreto nº 14.090, do dia 10 de junho de 2011, o governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, instituiu e regulamentou a criação do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014 (Comcopa Alagoas). O objetivo é viabilizar a montagem de estruturas e criar condições para que Maceió se constitua em Centro de Treinamento de Seleções (CTS), atendendo aos requisitos exigidos pela Fédération Internacionale de Football Association (FIFA). O Comitê possui caráter transitório e sua existência está condicionada à aprovação da cidade de Maceió como um dos CTS do evento esportivo.

O Comcopa é presidido pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Antônio Machado, e composto pela Prefeitura Municipal de Maceió, Federação Alagoana de Futebol (FAF), pelos secretários de Estado da Educação e do Esporte, do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Infraestrutura, da Defesa Social, da Saúde e da Comunicação, além do secretário de Estado Adjunto de Esportes.


"O Estado está pronto para sediar um Centro de Treinamento de Seleções na Copa do Mundo de 2014. E estamos preparados para atender todas as exigências solicitadas pela Fifa", afirma Álvaro Machado.

Para estabelecer mecanismos e identificar as condições técnicas e operacionais necessárias à qualificação de Maceió/AL como sede de um dos CTS da Copa do Mundo de 2014, o Comitê poderá instituir grupos de trabalho, de caráter temporário para o desenvolvimento de atividades específicas, podendo convidar representantes de órgãos e entidades públicos e privados, desde que fique definido no ato de criação de tal grupo de trabalho o seu objetivo, sua composição, o produto a ser apresentado e o seu prazo de conclusão.

Além de atender aos objetivos já expostos, o Comcopa também será responsável por liderar a articulação entre entidades públicas e privadas envolvidas com o projeto de tornar o Estado de Alagoas um dos CTS do evento esportivo. O que inclui a coordenação, integração, monitoramento e avaliação das ações e projetos aprovados.

A primeira reunião do Comcopa aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), na qual ficou definida a periodicidade de suas reuniões (a cada 15 dias) e o local onde serão realizadas, que será a Sala de Reuniões do Gabinete Civil, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.