segunda-feira, 13 de junho de 2011

Missão técnica de Moçambique vem a Alagoas conhecer programas da Agricultura e APLs

Ministros do país africano e primeira-dama visitam o Estado a partir do dia 20 de junho

Diego Barros

Uma missão formada por ministros de Moçambique, país africano de língua portuguesa, visita Alagoas a partir do dia 20 de junho, com o interesse de conhecer os programas voltados para a área da Agricultura, a exemplo dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), dos Programas Alagoas Mais e do Programa de Avicultura Familiar (PAF).

Entre os ministros daquele país que vêm a Alagoas estão os do Planejamento, da Agricultura, da Indústria e Comércio e da Ação Social, além da primeira-dama. Eles vão conhecer o funcionamento e os agricultores beneficiados pelos Programas Alagoas Mais Ovinos, Alagoas Mais Leite e alguns APLs.

Um dos objetivos é firmar parcerias comerciais com Alagoas, mas, em especial, avaliar como ocorre o Programa de Avicultura Familiar (PAF), já instalado desde 2010 em Santana do Ipanema, com apoio do governo do Estado, Sebrae/AL, ICTAL, Prefeitura Municipal e as empresas Globoaves e Novus, do ramo da avicultura.

Segundo o consultor Mário Brach, da Globoaves, a empresa já assinou acordos de cooperação e fará investimentos em Moçambique e em Angola, visando ampliar o PAF e promover a geração de renda para os agricultores familiares.

Durante a assinatura do convênio para ampliação do PAF em Alagoas, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, ocorrida na semana passada, o diretor de negócios da Globoaves, Marcos Bertoli, disse que o sonho virou realidade. “Hoje vimos a importância desse programa e o que fizemos acontecer aqui vai ser apresentado ao mundo como exemplo, inicialmente para a África, com a visita em breve da primeira-dama de Moçambique a Santana do Ipanema para conhecer o programa e para 45 mil famílias no Haiti”, disse.

“Em Alagoas, o objetivo do PAF é garantir melhoria da alimentação dessas famílias e incremento da renda, por meio da venda do excedente de frangos e ovos. Como está dando certo aqui, é importante sim que o Estado sirva de exemplo para outros países”, explicou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.