segunda-feira, 30 de maio de 2011

Após desempenho de Alagoas na campanha contra a gripe, governo elogia vacinadores

Vacinação foi encerrada no Estado com a imunização de 85% dos alagoanos preconizados

Josenildo Törres

A Campanha de Vacinação contra a Influenza, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi encerrada na sexta-feira (27) com a imunização de 85% dos alagoanos preconizados. Isso significa dizer, segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, que Alagoas superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que corresponde a 80% da população. Maranhão, Piauí e Alagoas são os estados com o melhor desempenho em cobertura vacinal no Nordeste. No ranking nacional o Estado ocupa a sétima colocação.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, ressaltou que a vacina contra a Influenza é importante porque apenas uma dose pode prevenir três doenças, já que ela é trivalente, e destacou ainda o trabalho dos vacinadores e dos demais profissionais da saúde que estiveram engajados na campanha.

“Insistimos para que toda a população preconizada comparecesse aos postos de vacinação porque a vacina contra a Influenza é capaz de evitar o surgimento da gripe normal, além da gripe A e da H1N1, contribuindo para salvar vidas e evitarmos sequelas e internações desnecessárias. Mas é preciso registrar o empenho e a dedicação dos vacinadores para obtenção desse resultado”, reconheceu, lembrando ainda da ajuda dos jipeiros, que mais uma vez contribuíram no transporte dos profissionais para áreas de difícil acesso.

Em números absolutos, dos 463.898 alagoanos preconizados, 394.004 foram vacinados. No grupo dos idosos foram vacinados 227.323 (91%) pessoas, entre os trabalhadores de Saúde o número corresponde a 45.566 (112%) e entre as crianças o número chegou a 77.724 (90%). Já no grupo dos indígenas foram vacinados 10.576 (70%) e nos das gestantes o número alcançado corresponde a 32.815 (46%), que é considerado satisfatório, devido à sub-estimativa por parte do Ministério da Saúde (MS), que apresentou o número total de mulheres que podem engravidar durante todo este ano.

Os números mostram que Alagoas encerrou a campanha de Vacinação contra a Influenza com o quinto melhor desempenho do país em cobertura vacinal e em primeiro lugar do Nordeste. Realidade que, segundo o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, é consequência do trabalho integrado entre o Governo do Estado e os 102 municípios.

“Ao longo de toda a campanha driblamos vários obstáculos, como as chuvas e os lugares de difícil acesso, disponibilizando carros de tração para transportar os técnicos de enfermagem”, pontuou.