quarta-feira, 4 de maio de 2011

Tenente-coronel é selecionada para Curso Internacional “Policia y Comunidad”, em Israel

Tenente-coronel Fátima Escaliante foi uma das seis pessoas selecionadas para participar do curso, que acontece de 11 a 31 de maio

David Melquíades

Tenente-coronel Fátima vai participar de curso em Israel
A diretora do Colégio da Polícia Militar (CPM), tenente-coronel Fátima Escaliante, foi uma dos seis profissionais da área de Segurança Pública do país selecionados para participar do curso internacional “Policia y Comunidad”, oferecido pelo governo israelense e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). 

O curso, que será realizado em Israel, no período de 11 a 31 de maio, tem como objetivo analisar o modelo de policiamento da comunidade israelita e também as ações de polícia comunitária praticadas no Brasil, favorecendo a troca de experiências entre as autoridades da área da Segurança Pública. O objetivo do curso é estudar o modelo de Polícia Comunitária em Israel, apresentando projetos conjuntos entre a polícia e os municípios, a polícia e as escolas e a polícia e voluntariado, bem como mesclar os modelos de participação comunitária, executados pelos órgãos policiais da América Latina.  

Para participar do processo seletivo, era necessário que os candidatos fossem profissionais da Segurança Pública, tivessem, no mínimo, três anos de experiência profissional ou fossem integrantes do Ministério Público. Com esses requisitos, os candidatos tiveram que preencher um formulário com o fornecimento de dados pessoais e anexar cartas de recomendação. O principal critério para participação no curso seria o policial ser fluente em Espanhol.

Entre os profissionais que concorreram às seis vagas ofertadas no Brasil, estavam integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, policiais federais, rodoviários federais, civis, militares e bombeiros militares. Foram selecionados dois policiais militares (um de São Paulo e outro de Alagoas), um policial federal do Paraná, um policial rodoviário federal de Brasília e dois policiais civis (um do Rio Grande do Sul e outro de Rondônia). 

Para a tenente-coronel Fátima Escaliante, esse curso é fundamental, tendo em vista que o Brasil recentemente adotou a filosofia de polícia comunitária para combater a violência. “Como trabalhamos com crianças e jovens, que amanhã serão cidadãos, é imprescindível a boa formação desses alunos, principalmente quanto ao conhecimento em polícia comunitária, com o binômio polícia e comunidade trabalhando juntas em prol da segurança pública”, destacou a oficial.