terça-feira, 3 de maio de 2011

Educação estadual discute demandas com o MST

Reunião foi coordenada pelo secretário Rogério Teófilo

Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Demandas da Educação foram discutidas entre SEE e MST
Técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) receberam, nesta terça-feira (3), integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para tratar sobre demandas referentes à educação. No encontro, foram discutidas questões sobre a Escola Itinerante, o Programa Saberes da Terra e a Escola Agropecuária da Reforma Agrária.

Segundo o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, é sempre importante manter um diálogo franco e aberto com os movimentos sociais. “Creio que avançamos em relação aos pleitos apresentados pelos componentes do MST. Solicitei aos técnicos da Secretaria que agilizem os trâmites necessários para que os pedidos apresentados sejam atendidos o mais rápido possível”, enfatizou.

De acordo com Marcela Nunes da Cunha, responsável pela Coordenação de Educação do MST, a posição adotada pelo secretário foi muito boa. “Agora, estamos aguardando os encaminhamentos internos da Secretaria e estamos ansiosos pelas respostas”, destacou.

Em relação à Escola Agropecuária da Reforma Agrária, Stella Albuquerque, assessora Especial de Educação Profissional da SEE, disse que a proposta de construção desta escola já existe e está inserida no Programa Brasil Profissionalizado.

“Trata-se de uma ação do governo estadual, MST, Secretaria de Estado de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo é oferecer educação profissional e pesquisa para o homem do campo”, frisou a assessora.

Ela acrescentou ainda que o Estado está providenciando a dominialidade (escritura) do terreno da antiga Epeal para que os entes possam trabalhar por meio de uma gestão coparticipativa após a construção da escola.