terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto Cultural e Gastronômico da Massagueira será lançado nesta terça-feira


Investimentos prometem incrementar região e fortalecer o polo cultural e gastronômico

Pollyana dos Anjos

Mais de R$ 1 milhão em investimentos. Esse é o valor que o Ministério do Turismo (Mtur) e o Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (InCEP) querem investir na Massagueira, com o objetivo de fortalecer o povoado como um Polo Cultural e Gastronômico para fomentar o turismo de Alagoas. O lançamento do projeto acontece nesta terça-feira (3), às 19h, na Pizzaria Templo Di Ádamo, localizada no povoado.

O objetivo do projeto é estruturar, fortalecer e promover a região turística, estimulando o associativismo, qualificando a oferta e apoiando a divulgação do Polo. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, estão: capacitações, workshops e consultorias.

Segundo Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, a Região Lagoas e Mares do Sul se fortalecerá com essa ação de incremento do setor. “Nenhum dos participantes locais precisam entrar com contrapartida, por isso, nos resta trabalhar com foco e aproveitar a oportunidade que recebemos para desenvolver a região, que já atrai diversos turistas”, explica.

São parceiros na realização dessa atividade a Setur-AL, Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Sebrae, Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, Associação dos Empreendedores de Turismo do Litoral Sul de Alagoas (Assert Sul), Secretaria de Cultura de Marechal Deodoro, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Maceió Convention e Bureau e o InCEP.

Projeto - A Massagueira é a segunda região a receber o projeto. O povoado ganhou de Búzios e Cuiabá, que estavam na concorrência para participar. O projeto foi criado em 2009 e a primeira região a recebê-lo foi Brasília, com a Vila Planalto, considerado um case de sucesso. 
Com meta de atingir 20 restaurantes e 30 artistas locais, o projeto possui diversas etapas para implantação.