terça-feira, 3 de maio de 2011

Obras de reforma do Cepa são iniciadas

Serviços de limpeza começaram nesta terça-feira (3) e serão seguidos por intervenções na parte elétrica, ciclovias e terraplanagem

Ana Paula Lins
Foto: José Demétrio

Serviços de limpeza dão início às obras no Cepa
Começou nesta terça-feira (3) a reforma do Centro Educacional e de Pesquisas Aplicadas (Cepa). Maior complexo educacional da América Latina, o Cepa será submetido a uma reforma de R$ 3 milhões, uma obra que contempla serviços de limpeza, drenagem, reurbanização da área externa, construção de pista de atletismo, pintura geral (incluindo fachada das escolas) e recuperação dos acessos, quadras, campo de futebol, instalações elétricas e iluminação externa, beneficiando 15 mil pessoas. 

Neste primeiro momento, estão em execução os serviços de limpeza por todo o complexo educacional. Posteriormente, serão realizados as obras de terraplanagem  e de recuperação  da parte elétrica e das ciclovias.

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Márcia Dantas, conta que o cronograma de obras foi planejado de forma a não interferir nas atividades letivas. “As intervenções nos campos e nas quadras serão deixadas por último para não atrapalhar a prática de esportes dos alunos”, explica.

Márcia fala que a comunidade escolar estava ansiosa pelo início das obras.  “Todos estão muito entusiasmados, pois trata-se de um patrimônio da educação alagoana reconhecido internacionalmente”, frisa.

Segunda etapa – Esta é a primeira etapa de uma grande reforma planejada para o Cepa. Em um segundo momento, haverá a construção de um anfiteatro, um centro de cultura afro, um teatro/cinema e uma Praça da Ciência ao lado do Observatório Astronômico Genival Leite. Este projeto deverá ser licitado em breve. Outro projeto é a criação de um centro de educação em tempo integral no complexo. A meta é que num período de três a quatro anos todas as escolas do Cepa adotem o sistema.