segunda-feira, 16 de maio de 2011

Governo e Unicef traçam ações para reduzir mortalidade infantil

Capacitação de profissionais e distribuição de kits para agentes de saúde são algumas das ações a serem realizadas com foco na redução da mortalidade

Luciana Mendonça

O Governo de Alagoas - por meio das secretarias da Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) - quer reforçar as ações para projetos focados na redução da mortalidade infantil. Entre elas, destacam-se a realização de capacitação para os profissionais municipais envolvidos na redução da mortalidade infantil, distribuição de kits para os agentes comunitários de saúde e de um almanaque sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento integral da criança.

O assunto foi discutido na semana passada entre o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o representante do Unicef em Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Salvador Soler, e a secretária adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social, Juliana Vergetti.  

Durante a reunião, Salvador Soler destacou que a parceria entre o Unicef e governo do Estado já existe, mas a intenção é garantir a continuidade das ações. “O objetivo é reforçar as ações da saúde desenvolvidas no Estado e, com isso, elaborar um cronograma para treinamentos que visem a redução da mortalidade infantil”, disse o representante do Unicef.

O secretário de Saúde, Alexandre Toledo, destacou a parceria do Unicef como fundamental para as ações nos municípios e a importância do envolvimento efetivo do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para o sucesso efetivo das estratégias focadas na redução da mortalidade infantil. “É muito importante discutir uma agenda positiva para redução da mortalidade infantil com os municípios de forma articulada”, disse Toledo.

Outro ponto de discussão, durante o encontro, foi o fortalecimento do Controle Social, mobilização social e comunicação com ênfase no tema neonatal. A iniciativa deve envolver diversos setores da sociedade.

Participaram também da reunião a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a diretora da Atenção Básica, Myrna Pimentel, o superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, e o pediatra e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano.