segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conselho Gestor da APA de Murici se reúne nesta terça


Reunião vai discutir aprovação de regimento interno do colegiado

Victor Guerra

Os membros do Conselho Gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) de Murici se encontram nesta terça-feira (17), a partir das 9h, na Câmara de Vereadores de Joaquim Gomes. Eles particioam de  reunião extraordinária que discutirá a aprovação do Regimento Interno do Colegiado, composto por representantes do poder público e da sociedade. O encontro é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Além da discussão do documento interno, haverá apresentação da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. O superintendente da Semarh, Anivaldo Miranda, explica que a o conselho gestor da APA de Murici ainda é novo e que um dos primeiros passos é criar esse regimento para que as decisões sejam tomadas de forma democrática.

“O Regimento Interno é um instrumento imprescindível para que as tomadas de decisões que envolvem a Área de Preservação Ambiental de Murici tenham caráter democrático. Ela regula todo o funcionamento do colegiado, composto por conselheiros de diversos setores da sociedade, de forma equilibrada para que sejam tomadas as melhores decisões para essa Unidade de Conservação”, explicou o superintendente.

Caso o regimento interno seja aprovado pelos conselheiros, a perspectiva é de que no segundo semestre deste ano, seja marcada a reunião de Planejamento Estratégico da APA de Murici para discutir como se darão as ações em torno da unidade de conservação.

A APA de Murici tem 116.100 hectares e abrange os municípios de Murici, União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Joaquim Gomes, Messias, Branquinha e Flexeiras.