segunda-feira, 16 de maio de 2011

Profissionais têm até o dia 20 para se inscrever na seleção para bolsas de apoio técnico em extensão rural

Interessados devem conferir o edital no site da Fapeal e em seguida procurar a Secretaria de Estado da Agricultura para se inscrever

Diego Barros

Os profissionais interessados em participar do processo de seleção para bolsas de apoio técnico em extensão rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) têm até o dia 20 de maio para se inscrever.

Estão sendo oferecidas 85 bolsas para profissionais de diversas áreas, que vão atuar prestando orientação aos agricultores familiares e facilitando o acesso desse segmento às políticas públicas. O período de atuação é de um ano, podendo haver prorrogação por mais um, e o valor da bolsa para as profissões de nível superior é de R$ 1.500,00.

O edital com todas as informações, como regiões do Estado onde se oferece bolsa para determinada profissão e a documentação necessária para inscrição, está no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal): www.fapeal.br.

Após conferir o edital, preencher uma ficha de inscrição e reunir toda a documentação necessária, o interessado deve ir até à sede da Seagri, na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, para se inscrever, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“Essa seleção para bolsistas faz parte do esforço do governador Teotonio Vilela em oferecer um serviço de orientação e acompanhamento para os agricultores familiares. É também uma oportunidade para os profissionais adquirirem experiência e depois entrar no mercado de trabalho. Durante o período de bolsa, além do contato com as famílias do campo, esses profissionais passam por vários cursos de capacitação”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Entre os profissionais que serão selecionados, estão: Administrador, Analista de Sistema, Antropólogo, Arquiteto, Assistente Social, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Alimentos, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Pesca, Médico Veterinário, Nutricionista, Relações Públicas e Zootecnista.

Também serão selecionados Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária, com bolsa no valor de R$ 800,00. “Eles serão distribuídos em todo o Estado, de acordo com o local que escolherem no ato de inscrição, e de acordo com a pontuação obtida na seleção”, frisou a superintendente de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Rita de Cássia, da Seagri.

“A seleção vai constar de verificação de currículos, entrevista, avaliação presencial e formação inicial”, adiantou Rita de Cássia. “Não é concurso público, é uma seleção para um projeto de apoio técnico em extensão rural”, completou a superintendente.