segunda-feira, 6 de junho de 2011

TVE é a grande vencedora do Prêmio de Jornalismo Ambiental

Emissora do IZP conquista primeira colocação na categoria Telejornalismo pelo segundo ano consecutivo

Iranei Barreto 
Foto: Ascom Braskem

Jornalistas Marcos Rolemberg e Vera Valério recebem premiação
A TV Educativa de Alagoas (TVE) foi, pelo segundo ano consecutivo, a grande vencedora da 9ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, na categoria Telejornalismo, com a matéria “A Vida no Lixo”, dos jornalistas Marcos Rolemberg e Vera Valério, exibida no programa Página Aberta da emissora. 

A TVE recebeu também uma menção honrosa pela matéria “Quem são os irracionais?”, que denúncia maus tratos e tráfico de animais, de Marcos Rolemberg e Samuel Limeira, veiculada na programação da emissora como minidoc. A segunda e terceira colocação na categoria Telejornalismo foram para a jornalista Kelly Cordeiro, da TV Pajuçara. 

A premiação aconteceu no último sábado (4), no Armazém Usina, em Jaraguá. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL), com patrocínio da Braskem e apoio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), a edição 2011 registrou recorde de trabalhos inscritos, com 90 reportagens no total - 24 a mais do que na edição anterior.

Repórter e produtor tanto da reportagem vencedora quanto da que recebeu menção honrosa, o jornalista Marcos Rolemberg confessa ter ficado surpreso com o duplo reconhecimento. 

“Quando recebemos a menção, dada as matérias de grande qualidade, eu já fiquei muito feliz, mas quando recebemos o prêmio principal confesso que fiquei sem palavras”, revela.  “Este foi o reconhecimento de um trabalho feito por uma equipe que mesmo diante das dificuldades acredita em um jornalismo diferenciado, completa.

“Este prêmio veio novamente para reforçar e confirmar que estamos no caminho certo”, ressalta por sua vez a jornalista Vera Valério, produtora das matérias que venceram as duas últimas edições do Prêmio. “Temos buscado fazer um jornalismo sério, comprometido, que busca explorar outros ângulos, fugindo do que é piegas e do que já foi dito”, diz. 

“Esse prêmio para nós representa muito e até mais que para outras emissoras, porque enfrentamos muitos desafios e muitas dificuldades, mas quando se quer fazer, se faz. Essa é uma vitória de toda equipe”, avalia Rachel Fiúza, diretora de Jornalismo da emissora.  

“Faço questão de parabenizar a todos os profissionais responsáveis por mais essa conquista”, observa o jornalista Marcelo Sandes, diretor-presidente do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). “Desde 2008, quando passou a inscrever seus trabalhos nas grandes premiações do jornalismo alagoano, a TVE tem sido reconhecida pela qualidade das reportagens e pela capacidade das equipes envolvidas”, diz. 

Reconhecimento 
Comprometida com uma programação diferenciada, a TVE – emissora associada à TV Brasil - tem buscado ao longo de sua programação exibir atrações que discutam aspectos importantes do nosso estado, do ponto de vista educativo e cultural, sendo o tema meio ambiente uma temática recorrente. O resultado desse trabalho tem sido reconhecido nas grandes premiações do jornalismo alagoano. 

Em 2008, na maior premiação do jornalismo alagoano, o atual Prêmio Braskem de Jornalismo, a TVE recebeu menção honrosa pela reportagem “O Mistério do Ouro Negro em Alagoas”, retratando a história do petróleo em nosso Estado. Em 2009, nesse mesmo Prêmio, foi a grande vencedora com a reportagem “Cientistas alagoanos lutam contra a extinção do pitu no rio São Francisco”, de Miguel Torres e Samuel Limeira, com produção de Vera Valério e Isabelle Targino.  

Já em 2010, no Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, das três reportagens escolhidas como finalistas na categoria Telejornalismo, a TV Educativa conquistou a primeira e a terceira colocações, com as matérias “Créditos de Carbono: uma alternativa para Alagoas”, que ressalta iniciativa pioneira no estado sobre redução de gases do efeito estufa, do repórter Luiz Alberto Filho, com imagens de Tadeu Ramos e Samuel Limeira. E “Caminho Lagunar”, sobre grupo de peregrinos em caminho que vai de Santa Luzia do Norte a Marechal Deodoro, visitando comunidades e dando orientação ambiental, do repórter Fabrício Camboim, com imagem de Samuel Limeira. 

Reportagens
Na reportagem vencedora “A Vida no Lixo”, a TVE buscou humanizar o fechamento do lixão e, na contramão do que vinha sendo discutido pela mídia, tratou de investigar não apenas os impactos ambientais, mas também as consequências para as pessoas que sobreviviam do lixão. A reportagem é de Marcos Rolemberg e Samuel Limeira, com edição de Vera Valério e Ana C. Campos, apresentação de Anete Carvalho e apoio Técnico de Luciano Alves e Márcio Rodrigues.

Já na reportagem “Quem são os irracionais?”, que ganhou a menção honrosa, a TVE denunciou os maus tratos que vêm sendo praticados contra animais. A reportagem é de Marcos Rolemberg e Samuel Limeira, com produção de Marcos Rolemberg e Gabriela Lapa, edição de Vera Valério, Chris Duarte, Pedro Barsand e apoio Técnico de Luciano Alves e Márcio Rodrigues.