Novo secretário destaca avanços dos últimos quatro anos e diz que universalização do acesso à educação e melhoria da qualidade de ensino serão metas
Ana Paula Lins
Foto: Valdir Rocha
Governador empossou Adriano Soares nesta segunda-feira |
O novo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, garantiu a continuidade das ações empreendidas pelo Programa Geração Saber e apontou os desafios de sua gestão frente à pasta. As declarações foram feitas durante a posse do gestor na manhã desta terça-feira (6) no Palácio República dos Palmares.
Soares lembrou que, em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) era de 3,3 e que, a partir das demandas apresentadas pelo setor, os técnicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), construíram o Programa Geração Saber.
“Frente aos desafios, o governo não se acomodou e elaborou um programa revolucionário, tendo como pilares fundamentais ações que visem à melhoria da qualidade da educação, como a erradicação do analfabetismo e o investimento em formação profissional. Hoje, o nosso Ideb já aumentou para 3,7 e assumimos o compromisso de dar continuidade a esse processo iniciado em conjunto com o MEC” relata.
Desafios
Soares apontou como metas de sua gestão frente à pasta a realização de ações que universalizem o acesso à escola, incentivem a permanência dos alunos em sala de aula e a melhoria da qualidade educacional. Ele ainda destacou a importância da parceria entre Estado e Municípios no segmento educacional, visto que as redes municipais agregam 75% dos estudantes matriculados em escola pública.
“Os desafios são grandes, mas não pude deixar de atender ao chamado do governador Teotonio Vilela Filho. Temos a missão de modernizar a educação e, para isso, conto com o apoio de todos que fazem a Educação em Alagoas para que, juntos, possamos ofertar uma educação de qualidade e que tem como foco o aluno”, ressalta.
Transição
O novo secretário elogiou o trabalho de seu antecessor Rogério Teófilo, e disse que o processo de transição no comando da Secretaria foi conduzido de forma transparente e democrática. “De forma republicana, o secretário Rogério Teófilo abriu as portas da Secretaria e me inteirou de todos os processos e ações empreendidas nos últimos dois anos. E com esse conhecimento adquirido durante este processo de transição, assumo hoje a pasta”, declara.
Biografia
Natural de Junqueiro, Adriano Soares é advogado, consultor jurídico e escritor. Ao longo de sua trajetória profissional, foi juiz de direito, procurador-geral do Município de Maceió e secretário de Estado da Gestão Pública, entre 2007 e 2009, na primeira gestão do governo Teotonio Vilela Filho.