segunda-feira, 6 de junho de 2011

Técnicos organizam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas

Comitê composto por representantes das instituições parceiras vai elaborar projeto que será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) até o início de julho

Débora de Brito

Técnicos da Secti organizam programação do evento
Técnicos da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) se reuniram, nesta segunda-feira (6), para organizar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada em todo o país pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Será formado um comitê composto por representantes das instituições parceiras, coordenado pela Secti, para elaborar o projeto que será encaminhado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) até o início de julho.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do país, que este ano será realizado de 17 a 23 de outubro, com atividades em todo o Brasil, desenvolvendo o tema “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco”.

Inicialmente, planeja-se realizar programações na capital e em cidades estratégicas nas regiões do Agreste e do Sertão de Alagoas. Para isso, diversas instituições serão convidadas para executar ações dentro da programação da Semana, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Defesa Civil de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), entre outras. 

Dentro das ações na capital, o planejamento inicial é realizar oficinas em escolas públicas e em universidades; realizar simulação de resgates; demonstrações na Sala de Situação da Semarh e instalação do planetário. No interior do estado de Alagoas, nas regiões Agreste e Sertão, planeja-se realizar concurso de vídeo caseiro com base no tema da Semana; simulações do LCCV - Laboratório de Computação Científica e Visualização no Sertão, entre outros.

A secretária-adjunta da Secti, Janesmar Cavalcanti, explicou que “a secretaria terá uma atenção maior em expor ao MCT sobre a ação desenvolvida nesse período. Estamos plantando uma ‘semente’ de fomento à ciência e tecnologia nos locais onde será realizada a Semana, para que no próximo ano a entidade já trabalhe independente”.

No final do evento, será confeccionado um tipo de relatório contendo os resultados alcançados e o público atingido para ser entregue ao MCT.