Governo do Estado distribui 9.000 kg de sementes para 26 comunidades em todas as regiões
Diego Barros
Comunidades quilombolas são beneficiadas com sementes |
A ação faz parte do Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e conta com apoio da Coordenação Estadual dos Quilombos de Alagoas (Corqual).
Segundo o gerente de Programas Especiais da Seagri, Marcelo Maiolo, a cota específica de sementes para as comunidades quilombolas foi estabelecida em 2007. “Além das sementes que já são distribuídas às prefeituras, aos sindicatos rurais e às associações, temos uma cota específica para os quilombolas”, frisou.
De acordo com ele, este ano estão sendo entregues 4 mil quilos de sementes de feijão phaseolus, mil quilos de sementes de feijão vigna e 4 mil quilos de sementes de milho. “As sementes estão disponíveis no armazém até o dia 30 de junho”, avisou Marcelo Maiolo. “É mais alimento para essas famílias e mais renda também”, completou.
Outras informações sobre entrega de sementes para comunidades quilombolas podem ser obtidas pelos telefones (82) 3315-3655 e 3315-3646.
Outras ações - Além de sementes, algumas comunidades quilombolas estão incluídas no Programa Alagoas Mais Leite e já receberam, por meio de uma permissão de uso, tanques de resfriamento de leite, máquinas forrageiras e kits de inseminação artificial. “Também fazemos ao longo do ano distribuição de alevinos oriundos do Núcleo de Piscicultura, instalado em Rio Largo, e da Codevasf. Outras comunidades quilombolas estão no Programa Alagoas Mais Ovinos”, citou o gerente Marcelo Maiolo.