segunda-feira, 6 de junho de 2011

Comunidades quilombolas recebem sementes de milho de feijão

Governo do Estado distribui 9.000 kg de sementes para 26 comunidades em todas as regiões

Diego Barros

Comunidades quilombolas são beneficiadas com sementes
Os agricultores familiares de 26 comunidades quilombolas de Alagoas estão recebendo nove mil quilos de sementes de milho e feijão para garantir o plantio e a safra de 2011.

A ação faz parte do Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e conta com apoio da Coordenação Estadual dos Quilombos de Alagoas (Corqual).

Segundo o gerente de Programas Especiais da Seagri, Marcelo Maiolo, a cota específica de sementes para as comunidades quilombolas foi estabelecida em 2007. “Além das sementes que já são distribuídas às prefeituras, aos sindicatos rurais e às associações, temos uma cota específica para os quilombolas”, frisou.

De acordo com ele, este ano estão sendo entregues 4 mil quilos de sementes de feijão phaseolus, mil quilos de sementes de feijão vigna e 4 mil quilos de sementes de milho. “As sementes estão disponíveis no armazém até o dia 30 de junho”, avisou Marcelo Maiolo. “É mais alimento para essas famílias e mais renda também”, completou.

Outras informações sobre entrega de sementes para comunidades quilombolas podem ser obtidas pelos telefones (82) 3315-3655 e 3315-3646.

Outras ações - Além de sementes, algumas comunidades quilombolas estão incluídas no Programa Alagoas Mais Leite e já receberam, por meio de uma permissão de uso, tanques de resfriamento de leite, máquinas forrageiras e kits de inseminação artificial. “Também fazemos ao longo do ano distribuição de alevinos oriundos do Núcleo de Piscicultura, instalado em Rio Largo, e da Codevasf. Outras comunidades quilombolas estão no Programa Alagoas Mais Ovinos”, citou o gerente Marcelo Maiolo.