terça-feira, 21 de junho de 2011

2ª Oficina Participativa da Costa dos Corais acontece nesta terça-feira

Versão preliminar do Plano de Ação do PDITS será apresentada no encontro, que acontece em Japaratinga

Pollyana dos Anjos

A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), realiza a 2ª Oficina Participativa do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDTIS) - Costa dos Corais. O encontro acontece nesta terça-feira (21), às 8h, no Albacora Praia Hotel, em Japaratinga.

Na ocasião, será apresentado o Plano de Ação do PDITS da Região Costa dos Corais, como uma exigência do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Também serão definidos projetos e ações dentro do PDITS para a conquista de financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o coordenador especial, Jair Galvão, chegou a etapa do quarto produto da revisão/adequação do PDITS - Costa dos Corais, que corresponde ao Plano de Ação. “Nele, devem constar projetos e programas identificados para o desenvolvimento turístico do pólo, obedecendo aos critérios específicos de priorização para financiamento pelo BID”, explica.

O PDITS é um instrumento de planejamento do turismo em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo as bases para definição de ações, prioridades e tomadas de decisão. 

Entre os objetivos do PDITS estão a consolidação do pólo turístico Costa dos Corais, diversificação da oferta turística, fidelizar e garantir o retorno dos turistas atuais e buscar novos tipos de viajantes, promover o crescimento dos indicadores médios de ocupação hoteleira, tempo de permanência e gasto diário, desenvolver mercados internacionais e aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, gerar novas oportunidades de trabalho e renda, treinar, capacitar e qualificar a mão-de-obra local, desenvolver ações de fortalecimento das instituições estaduais e municipais, entre outros.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) é um programa de crédito para o setor público, que cria condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística no país. O Prodetur foi criado pelo Mtur e tem por objetivo o financiamento de programas regionais para captação de recursos junto ao BID.

“Para alcançar seus objetivos, o Prodetur nacional apoiará o financiamento de projetos de desenvolvimento turístico organizados em cinco componentes: Estratégia de Produto Turístico, Estratégias de Comercialização, Infraestrutura e Serviços Básicos, Gestão socioambiental e Fortalecimento Institucional”, explica Jair Galvão.