sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uneal firma protocolo de cooperação com Universidade Nova de Lisboa


Essa é uma ação pioneira na Uneal para a internacionalização da instituição. 

Clau Soares

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Jairo José Campos da Costa assinou, esta semana, um acordo de cooperação com a Universidade Nova de Lisboa. O protocolo foi firmado, em Portugal, durante visita da comitiva de reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, com o reitor da universaidade portuguesa, António Manuel Bensabat Rendas.

Segundo o reitor Jairo Campos da Costa, a assinatura do protocolo entre gestores é o primeiro passo para a realização de intercâmbios e, portanto, para a internacionalização da Uneal. “A experiência internacional é de grande relevância para troca de saber entre as instituições. ‘Ela representa um importante passo para o crescimento da universidade”, enfatizou.

Sobre os financiamentos, Jairo Campos explica que existe algumas dificuldades de recursos na Uneal, por isso, talvez não seja possível financiar a todos os interessados. “Entendemos a importância da internacionalização para o crescimento da universidade e estamos prontos a apoiá-la. ‘Contamos ainda com o apoio da Fapeal e do Governo do Estado para apoiar o envio de nossos alunos, técnicos e professores”, destacou Jairo Campos.

Essa é uma ação pioneira na Uneal para a internacionalização da instituição.  A expectativa é que outras universidades de Portugal abram suas portas para a comunidade acadêmica da Uneal. Segundo o reitor, outras propostas de protocolos estão em fase de apresentação e serão analisadas detalhadamente. “Estamos otimistas com as possibilidades decorrentes do acordo. ‘Agora, temos as portas abertas para ida e vinda de alunos, professores e técnico-administrativos, além de intercâmbio de pesquisas”, finalizou Campos.