sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reunião proporciona alinhamento para elaboração do novo PPA


Representantes e técnicos do sistema Seplande estiveram reunidos para proporcionar ações estratégicas para construção do Plano

Victor Brasil

Dando continuidade à elaboração do novo Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) realizou, ontem (16), uma reunião de alinhamento com técnicos e representantes da própria instituição e órgãos vinculados a ela. A construção do novo PPA está inserida nas ações propostas pelo programa Alagoas Tem Pressa, desenvolvido pelo Governo do Estado para promover o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

A reunião teve como finalidade consolidar os conceitos e os objetivos do novo PPA, além de apoiar as equipes da secretaria e dos órgãos vinculados, na definição dos desafios a serem superados dentro das estratégias estabelecidas pelo Programa, nas áreas da saúde, educação, segurança pública, entre outras, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida do alagoano.

Segundo o secretário adjunto do Planejamento e do Orçamento, José Cândido do Nascimento, o momento é de definir em que estratégia do Plano cada setor se encaixa. “Com base nos conhecimentos setoriais, os representantes irão definir em qual estratégia o setor ou o órgão vinculado vai focar”, disse. “A partir dessa reunião, nós vamos identificar que produto nós vamos gerar e quais as ações que devemos propor, dentre das atividades expostas”, afirmou.

Após abrir a reunião expondo os objetivos e as metas do encontro, José Cândido apresentou o projeto do novo PPA, que atenderá as demandas de médio prazo (2012-2015). “Para que o novo Plano se concretize, ele deve apresentar alguns requisitos básicos, dentre eles: orientação, participação, seletividade, integração, monitoramento e comunicação”, explicou. “As iniciativas propostas pelas secretarias deverão atender aos requisitos de seletividade, foco, alinhamento e sinergia, visando à produção de mais e melhores resultados para a sociedade alagoana”, completou José Candido.

Para ele, a reunião de alinhamento serve como um desses requisitos propostos na elaboração do Plano. “É necessário, além de que haja uma comunicação com a sociedade, existir uma troca de informações entre as equipes do mesmo órgão”, comentou.

Integração - Para que exista ainda mais integração entre as secretarias e os órgãos vinculados ao Governo de Alagoas, foi criado um sistema de apoio para a formulação do novo PPA. O sistema, que pode ser acessado através de um endereço eletrônico na internet, é uma ferramenta online que, através de indicadores e documentos gerados pelas setoriais, facilitará a troca de informações entre as executoras.

De acordo com o superintendente de Modernização da Gestão da Seplande, Genildo Silva, os representantes das setoriais e vinculados podem, além de enviar materiais e documentos, editar todas as informações e relatórios das respectivas instituições. “Existe uma coordenação em cada setorial que vai analisar o material enviado pelas equipes e órgãos vinculados para que não existam informações divergentes na elaboração do novo Plano”, explicou.

Estiveram presentes na reunião os secretários adjuntos do Planejamento e do Orçamento, José Cândido; do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima; de Modernização e Controle de Metas, Polianna Santana; e de Minas e Energia, Jackson Pacheco. Também participaram técnicos e representantes da secretaria e dos órgãos que fazem o sistema Seplande: Agência de Fomento de Alagoas (Afal), Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Companhia de Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal), Agência Reguladora de Servios Públicos de Alagoas (Arsal) e Algás.