Atividade vai apresentar aos agricultores familiares técnicas para aumento da produtividade
Diego Barros
Oficina vai orientar agricultores sobre produção |
Os agricultores familiares da região do Médio Sertão interessados em conhecer técnicas aplicadas para aumento da produtividade de milho devem participar de um Dia de Campo, que será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, na comunidade Patos, na zona rural de Poço das Trincheiras.
A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Médio Sertão, e será realizada para incentivar os agricultores a produzir milho de modo mais eficiente, com uso de tecnologia e assistência técnica.
“O Dia de Campo vai tratar de preparo correto do solo, adubação, uso de sementes de origem conhecida, combate a pragas e doenças. Queremos que o agricultor possa produzir para alimentar seus animais e também obter renda”, frisou Miguel Oliveira, gerente Regional da Seagri.
Aumento da produtividade
Segundo o extensionista da Seagri José Valmiro Gomes da Costa, que atua no município de Poço das Trincheiras, há casos de agricultores que conseguiram aumentar em 16 vezes a produtividade na área plantada a partir do uso de tecnologia, adubação, sementes de origem conhecida e espaçamento adequado.
Um desses agricultores foi José Cícero Madeiro, da zona rural de Poço das Trincheiras, que em 2010 plantou milho num espaço de 0,3 hectare – cerca de uma tarefa de terra. A produtividade passou de 2 para 32 sacos, cada um com 60 quilos de milho.
Segundo José Valmiro Gomes, levando em conta a adubação, a mão de obra e demais investimentos, o custo de produção de um saco de milho ficou em torno de R$ 15,00. “Esse produto é usado para venda e também para produção de farelo, que serve para alimentar o gado de leite. No mercado, cada saco de farelo (milho triturado) custa cerca de R$ 42,00”, explicou José Valmiro.