quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dia de Campo sobre milho será realizado nesta sexta-feira em Poço das Trincheiras


Atividade vai apresentar aos agricultores familiares técnicas para aumento da produtividade

Diego Barros

Oficina vai orientar agricultores sobre produção
Os agricultores familiares da região do Médio Sertão interessados em conhecer técnicas aplicadas para aumento da produtividade de milho devem participar de um Dia de Campo, que será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, na comunidade Patos, na zona rural de Poço das Trincheiras.

A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Gerência Regional do Médio Sertão, e será realizada para incentivar os agricultores a produzir milho de modo mais eficiente, com uso de tecnologia e assistência técnica.

“O Dia de Campo vai tratar de preparo correto do solo, adubação, uso de sementes de origem conhecida, combate a pragas e doenças. Queremos que o agricultor possa produzir para alimentar seus animais e também obter renda”, frisou Miguel Oliveira, gerente Regional da Seagri.

Aumento da produtividade

Segundo o extensionista da Seagri José Valmiro Gomes da Costa, que atua no município de Poço das Trincheiras, há casos de agricultores que conseguiram aumentar em 16 vezes a produtividade na área plantada a partir do uso de tecnologia, adubação, sementes de origem conhecida e espaçamento adequado.

Um desses agricultores foi José Cícero Madeiro, da zona rural de Poço das Trincheiras, que em 2010 plantou milho num espaço de 0,3 hectare – cerca de uma tarefa de terra. A produtividade passou de 2 para 32 sacos, cada um com 60 quilos de milho.

Segundo José Valmiro Gomes, levando em conta a adubação, a mão de obra e demais investimentos, o custo de produção de um saco de milho ficou em torno de R$ 15,00. “Esse produto é usado para venda e também para produção de farelo, que serve para alimentar o gado de leite. No mercado, cada saco de farelo (milho triturado) custa cerca de R$ 42,00”, explicou José Valmiro.