quinta-feira, 16 de junho de 2011

Secretário Luiz Otavio presidirá o Conselho de Administração da Cepal

Termo de posse foi assinado durante reunião na Seplande; membros do Conselho discutiram as ações para a modernização da editora

Renée Le Campion

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, tomou posse como presidente do Conselho de Administração da Companhia de Empreendimentos, Intermediação e Parcerias de Alagoas (Cepal)/Imprensa Oficial Graciliano Ramos durante reunião realizada nessa quarta-feira (15). Na ocasião, foram tratadas questões a respeito da modernização e ampliação da Cepal, empresa vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Como presidente do Conselho, o secretário frisou a necessidade de se dar um foco empresarial às ações desempenhadas pela Cepal, principalmente por meio de inovações realizadas no campo operacional. “O intuito é fazer o possível para promover o crescimento da editora e garantir que ela tenha uma maior competitividade no mercado alagoano”, afirmou.

No sentido de melhorar os serviços ofertados pela Companhia, o diretor-presidente, Moisés Aguiar, discorreu sobre os avanços que têm sido realizados e marcam um novo ciclo na Cepal. Entre elas, merecem destaque a modernização completa do parque gráfico, por meio da aquisição de novas máquinas, a modernização do Diário Oficial (D.O.) eletrônico e a reforma na estrutura física.

O barateamento dos custos operacionais e melhorias na qualidade do material impresso foram possíveis devido à utilização das novas máquinas adquiridas pela Cepal. Além do Diário Oficial, a editora tem lançado uma série de produtos, como a reedição de clássicos da literatura brasileira, a revista Graciliano Ramos e livros de poesia e infantis.

“Mesmo com uma pequena parte das máquinas em funcionamento, já observamos uma maior produtividade e a melhora na impressão desses produtos. Essas novas aquisições só vieram a acrescentar ao trabalho que já era desenvolvido pela editora”, afirmou o diretor-presidente.

Além da melhoria na qualidade do D.O. impresso, a companhia tem trabalhado para o aprimoramento da versão eletrônica, disponibilizada na página da Cepal (www.cepal-al.com.br). Novas plataformas de buscas nas edições do Diário Oficial irão facilitar a realização de pesquisas pelos internautas.

“Isso vai gerar a possibilidade de se ter assinantes do Diário Oficial na internet, de modo que eles possam buscar informações por assuntos específicos. Basta acessar o site, por meio de uma senha e login, e o usuário terá a possibilidade de ver aquilo que lhe interessa de uma maneira muito mais simples e direcionada”, explica Moisés Aguiar.

A primeira fase de modernização do sistema de diagramação e montagem da versão eletrônica do Diário Oficial será concluída em setembro deste ano. Até junho de 2012, o D.O. online deve ser montado em uma nova plataforma que possibilite as pesquisas direcionadas aos assinantes.

A reforma no prédio da Cepal é a melhoria no âmbito da estrutura física da editora. O projeto, elaborado pelo Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), já foi aprovado e deve ser concretizado no prazo de seis meses, com primeira fase entregue no dia 27 de junho.