quinta-feira, 26 de maio de 2011

Secretários discutem fortalecimento das bases comunitárias

Objetivo é unir o maior número de secretarias e órgãos do Estado para fortalecer esse modelo de policiamento implantado em Alagoas 

Lucas Lisboa

Em reunião na tarde desta quinta-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), os secretários Jardel Aderico (Promoção da Paz), Herbert Motta (Trabalho) e Eduardo Setton (Ciência e Tecnologia) conheceram detalhadamente o funcionamento e operacionalização do projeto de Polícia Comunitária, implantado há quase dois anos no Estado, que vem reduzindo os índices de criminalidade.

O encontro, coordenado pelo secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, serviu também para que a discussão de propostas que fortaleçam o modelo implantado em Alagoas, tornando as bases comunitárias uma ação de governo, que seja capaz de unir o maior número de secretarias e órgãos envolvidos.

Durante a reunião, a visita feita pelos secretários, na última sexta-feira (20), ao Rio de Janeiro, para conhecer o trabalho feito nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho foi discutida.

Após uma breve explanação sobre o programa, os secretários esclareceram dúvidas e detectaram as principais prioridades das quatro regiões que terão suas bases comunitárias inauguradas nas próximas semanas (Conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro e nos bairros do Jacintinho e Vergel do Lago). 

Para o secretário de Estado da Promoção da Paz, Jardel Aderico, as bases comunitárias não podem ser de responsabilidade exclusiva dos órgãos ligados à segurança pública. Ele explica que, as áreas onde existe uma maior incidência de crimes são também os locais que mais apresentam carência de serviços de saúde, educação, cultura, tecnologia, esporte e lazer, deixando clara a necessidade de interferência dos órgãos competentes.

“Se a Polícia Militar passar a cuidar de todos esses problemas, ela vai perder o foco do seu trabalho, que é de prevenção à violência. É evidente que, tomando medidas sistemáticas, podemos transformar a realidade dessas pessoas. É preciso priorizar algumas áreas e levar uma série de ações e serviços para que possamos melhorar os indicadores sociais em Alagoas”, disse Aderico.

O secretário Herbert Motta partilha da mesma opinião. No seu entendimento, as bases podem se tornar referências para a comunidade, não somente no que diz respeito à segurança, passando a se tornar uma referência e ponto de apoio para os moradores.  

“Seria ideal que todos os secretários de Estado pudessem se integrar ao projeto. Demanda para cada área existe. Acredito que com a união de esforços entre o poder público e a sociedade, principal interessada na mudança, os resultados seriam muito positivos para o Estado”, destaca o secretário.

Inauguração

Durante o evento, o secretário Dário Cesar anunciou que a primeira base comunitária será inaugurada na próxima terça-feira (31), no conjunto Selma Bandeira. O evento contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho.