Através de perguntas dirigidas, atores locais vão expor sua opinião sobre as questões levantadas
Laís Pita
Para promover a participação da sociedade na elaboração de ações e programas que farão parte do Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, o Governo de Alagoas, por meio da Secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), realizará sete oficinas regionais. As oficinas terão início na região metropolitana de Maceió, na próxima quinta-feira (2), às 8h, na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT).
O objetivo das oficinas é identificar – através de representantes do poder público municipal, municípios circunvizinhos, sindicatos, conselhos, associações, instituições, entre outros segmentos – quais os principais desafios enfrentados por cada região e quais são as ações que esses atores locais sugerem para enfrentar os problemas destacados.
Para conduzir os debates e a participação dos presentes, o mediador das oficinas – que será um profissional qualificado – utilizará a metodologia de perguntas dirigidas, onde as pessoas serão provocadas a expressar opiniões sobre as questões levantadas.
“Os subsídios produzidos pelos atores regionais serão repassados para as diversas secretarias do Estado para apoio ao processo de definição do conjunto de ações e projetos prioritários que vão compor o PPA”, explicou o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, que também faz parte da coordenação das oficinas, José Cândido Nascimento.
As outras seis oficinas serão realizadas nos próximos dias 7 e 9. A Oficina da Região Sertão Alagoano, em Santana do Ipanema; da Região Norte, em Maragogi, e a da Região do Agreste Alagoano, em Arapiraca, ocorrem simultaneamente no dia 7. Já as da Região Bacia Leiteira, em Pão de Açucar; Região Sul, em Penedo; e Região Vale do Paraíba e do Mundaú, acontecem no dia 9.
Após a realização das oficinas, as equipes das secretarias estaduais se reunirão com demais órgãos administrativos do poder público para um processo de ajuste, seleção de prioridades e locação de recursos para a viabilidade dos programas e ações sugeridas durante as oficinas regionais.
A previsão da equipe da Seplande é fechar o PPA, em nível técnico, até o dia 15 de agosto. Após fechamento, o Projeto de Lei é encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de acordo com a exigência constitucional, enviado à Assembleia Legislativa.